Procura e encontra

Deixa-me começar este devocional com uma afirmação muito simples: o que tu procuras, encontrarás. Jesus ensinou a importância de procurar o mais importante, que é o Reino de Deus. Jesus sabia que a tendência do homem é ser complacente e fatalista. Ele sabe que a maioria “vê a vida passar” e considera que tem sorte quando as coisas boas acontecem e culpam Deus pelas coisas más. Para procurar é necessário sair do sofá e fazer alguma coisa. Procura requer vontade e iniciativa. Ele responsabiliza cada pessoa a procurar o que quer encontrar. O valor daquilo que é procurado determina a intensidade da procura.

A declaração de missão de Jesus foi: Procurar e salvar aqueles que estavam perdidos (Lucas 19:10). Imagina tudo o que foi necessário para isso acontecer. A intensidade do amor de Deus pela humanidade caída levou Jesus a deixar tudo, a sofrer injustamente e a morrer como um pecador, apenas para restaurar o nosso relacionamento com Deus. Isto é ilustrado graficamente em Marcos, capítulos 4 e 5. Jesus passou o dia a ensinar e a ministrar às multidões. No final do dia, ao atravessarem o lago, eles estiveram em perigo de se afogar; no entanto, Jesus dormia na parte traseira do barco. Os discípulos acordaram Jesus e Ele acalmou a tempestade. Ao chegarem à margem, um homem endemoninhado aproximou-se deles. Se havia uma alma “perdida”, era a desse homem. Ele tinha um exército de demónios dentro dele. Jesus ordenou aos demónios que saíssem e o homem foi restaurado. Os aldeões tiveram medo de Jesus e pediram-Lhe que partisse. Então Ele entrou no barco e voltou para o outro lado do lago, onde ministrou mais uma vez às multidões. Tudo isto aconteceu para alcançar apenas um homem.

Tenho ouvido dizer muitas vezes, e creio ser verdade, que se tu fosses a única pessoa na terra, ainda assim Jesus morreria para te salvar. Ele ama cada um de nós tal como ama o mundo inteiro. Ele tomou a iniciativa. Ele procurou-nos antes de O buscarmos. Ele nos amou antes de O amarmos. O Seu amor faz-nos importantes. O Seu amor revela o nosso valor. Porque Ele nos ama, nós O amamos. Assim como o Senhor é movido por compaixão, nós também podemos ser. A Sua missão torna-se a nossa missão. Há uma recompensa em procurarmos o Senhor, e esta é encontrá-Lo. O Senhor não joga ao gato e ao rato, Ele não brinca connosco. Se O procurarmos vamos encontrá-Lo.

Já compraste um carro e depois de o começares a conduzir começaste a ver na estrada tantos carros iguais ao teu? Por estares acostumado a ver o teu carro, tornas-te consciente desse tipo de carro, mais do que nunca. O mesmo acontece com a forma como vemos as outras pessoas. Se buscarmos o negativo, vamos ver coisas más em todos os lugares. Se buscarmos o bem, também encontraremos coisas boas em todos os lugares. Jesus fez o bem, curou todos os que foram oprimidos pelo Diabo (Atos 10:38). Ele procurou oportunidades para ajudar e encontrou-as. Ele é o bom pastor que deixa as noventa ovelhas e busca aquela que se desviou. Ele é como a mulher que limpa diligentemente a casa para encontrar a moeda que perdeu. Ele não é complacente. Ele procura fé aqui na terra. Jesus busca, entre todas as nações, aqueles que O adorarão em Espírito e em Verdade. O que Ele procura Ele vai encontrar.

Escrituras para meditar:
Mateus 6:33, 7:7; Lucas 15:1-32, 19:10; Hebreus 11:6; Actos 10:38

[Read the devotional «Seek and Find» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts