A Fé é Trabalho Árduo

Muitas vezes as pessoas dizem: “Irmão, apenas acredite”. É apenas isso? A fé parece tão simples, quando expressa dessa maneira, mas acho que a fé é difícil. Antes que a tua pressão sanguínea comece a subir, deixa-me esclarecer. A salvação é um dom gratuito, nós não temos de trabalhar para a obter. Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, pela fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Fomos salvos pela graça. A graça é definida de várias maneiras. Uma das definições diz que é um favor não merecido, outra que é o poder de Deus que nos permite fazer a Sua vontade. No entanto, definimos graça como vinda de Deus e não de nós. Então, a graça é fácil, não depende de nós. A fé, por outro lado, é a nossa resposta à graça.

Eu lembro-me da noite em que recebi Jesus como meu Senhor e Salvador. Eu estava a fugir de Deus há muito tempo. A minha vida tinha entrado em declínio: estava envolvido no mundo das drogas e do crime. Esgotei todos os meus recursos e encontrava- -me nas ruas de Paris, em França, sem passaporte e sem dinheiro. Era Natal, estava tudo fechado, e eu tive de esperar até que as férias passassem para a embaixada abrir. Quando a embaixada reabriu, eles ajudaram-me a conseguir outro passaporte e então fui de boleia para a Alemanha, onde o meu tio conhecia um centro juvenil que me acolheria. Este centro era administrado por uma organização cristã e eles estavam a ter um acampamento para jovens, durante o Inverno. Eu com certeza não estava com vontade de ser “evangelizado”, então eu encontrei uma Bíblia e sentei-me num canto, e fingi ser espiritual. Há algo na Bíblia que, quando tu a lês, ela lê-te a ti.

Como estava neste centro como convidado, era esperado que participasse das reuniões. Era véspera de Ano Novo, no ano de 1970, e eu ocupei um lugar no fundo da sala de reuniões. Eu tinha estudado alemão e consegui entender a mensagem, mas não me lembro do que o pregador disse. Tudo o que eu me lembro foi que o Senhor estava a falar comigo. Ele estava a convencer-me do meu pecado e a oferecer-me perdão e salvação. No final da mensagem, o pregador fez uma “chamada ao altar”, um apelo para aqueles que desejavam ser salvos. A graça estava a ser oferecida, mas eu precisava responder. Eu comecei a suar, queria ir à frente, mas havia algo que me segurava. Saí do meu lugar e consegui ir à frente. Foi a caminhada de 20 metros mais difícil que eu já alguma vez tinha feito. A graça é fácil, mas a fé é difícil.

Abraão é considerado o pai de todos aqueles que acreditam (Romanos 4:16-18). A sua fé é um exemplo para todos nós, mas Abraão não teve uma vida fácil. Pela fé, Abraão deixou a terra e o país do seu pai para viver “como estrangeiro na terra da promessa, como em terra estrangeira” (Hebreus 11:8-9). Tenho a certeza de que não foi fácil. Ele acreditou que ele teria um filho, com Sara, embora ela fosse estéril e ambos estivessem bem avançados em idade. Tenho a certeza de que não foi fácil. Então, quando Sara finalmente teve um filho, o Senhor disse a Abraão para sacrificar Isaque num altar. Isso, com certeza, não foi fácil. Fé é trabalho duro.

Todos nós temos fé. A fé é como um músculo. Um bebé tem a mesma quantidade de músculos que um adulto tem, eles simplesmente não estão desenvolvidos. Quando uma criança cresce e exercita os seus músculos, ela torna-se mais forte e maior. Para ser realmente forte, tu deves fazer muito exercício. Desenvolver músculos fortes requer muito trabalho. Assim é com a nossa fé: “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não é fácil acreditar, não é fácil largar e confiar em Deus, e não é fácil obedecer. Quanto mais respondes em fé a Deus, mais graça recebes d’Ele, e mais fácil se torna.

Escrituras para Meditar
Tiago 2:18-26; Romanos 4:11, 16-18; Efésios. 2:8-9; Hebreus 11:8-9, 17-19

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Faith is Hard Work» in English.]

Similar Posts