the sun above a well

Reboot

Há uns dias, tivemos um pastor de Angola e a sua família de visita à nossa casa. O filho do pastor, Josué, num destes dias falou comigo e disse que tinha recebido uma palavra profética para nós. Ele gosta de falar em Inglês connosco e disse que a palavra que ele havia recebido era: «Reobote».

Assim que ele começou a falar em Inglês os meus ouvidos ficaram sintonizados para o Inglês, e quando ele disse: «Reobote» eu ouvi «reboot» (reiniciar). «Reobote» é a palavra em Português para o inglês «Rehoboth». Ele, então, explicou que Deus nos estava a dar um lugar seguro e de paz no qual iríamos dar muito fruto. Foi, então, que eu entendi que ele estava a dizer «Reobote» e não «reboot». Reobote foi o nome dado a um poço que Isaque tinha escavado perto de Berseba. Depois da morte de Abraão, os poços que tinham sido escavados foram entulhados pelos filisteus. Isaque voltou a cavar os poços do seu pai e os filisteus de Gerar discutiram com ele por causa destes poços. Em cada conflito, Isaque mudou-se até que ele veio para Reobote. Ao escavar novamente este poço, Isaque encontrou a paz. O nome Reobote significa: «Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra,» (Génesis 26:22).

Eu fui abençoado por esta palavra, que me foi dada através deste jovem, servo do Senhor, mas o que ficou retido no meu coração foi a palavra «reboot» (reiniciar). Reboot é uma adição recente ao nosso dicionário, que deve o seu significado à tecnologia informática. É o processo de reiniciação de um computador. Às vezes é necessário reiniciar para se recuperar de um erro, ou reiniciar drivers, ou dispositivos de hardware. Envolve desligar e, em seguida, ligar de novo o computador. Eu tive um computador que ficava com a caixa de mensagens cheia de spam e mensagens indesejadas, e por isso entrava em “greve”. De vez em quando eu tinha que limpar a minha caixa do lixo, eliminar programas indesejados e mensagens, e em seguida, desligar e começar tudo de novo. Foi neste lugar de “reboot” que mais uma vez encontrei espaço para ser frutífero e produtivo.

Às vezes é preciso reiniciar a nossa vida, e não apenas os nossos computadores. Quando tu estás preso a fazer algo pelo qual não estás apaixonado, quando a tua vida é conduzida por medos e controlada pela pressão de executar, então é hora de reiniciar. Quando os conflitos com os outros são muito comuns, é hora de reiniciar. Quando Deus parece distante e as tuas orações vazias, é hora de reiniciar. Quando as expectativas que os outros têm colocado em ti são muito difíceis de suportar, é hora de reiniciar. Reiniciar é recomeçar. É voltar para o objetivo principal e para a chamada sobre a tua vida. É voltar a funcionar para aquilo que foste criado para funcionar.

A reiniciação é desligar, ou desconectar, com o que está a acontecer na tua vida e encontrar Deus. É parar a correria e ter um encontro com Deus. Moisés subiu ao monte, Paulo foi para o deserto e Jesus saiu para ficar sozinho para se conectar com o Pai. Tu podes dizer que tens muitas exigências sobre a tua vida para “reiniciar,” e dizer que muitas pessoas dependem de ti para que possas “desligar”, mas a verdade é que se não reinicias, então tu não serás capaz de ir para a frente. Tempo livre não é perda de tempo. É hora de reajustar as tuas prioridades, reavaliar as tuas responsabilidades e renovar o teu «primeiro amor,» (Apocalipse 2:4). Hoje é o dia de começar de novo. Hoje é o dia de novos começos. À medida que renovas as tuas forças “desligado” das pressões e “ligado” com Deus, tu vais subir com asas como águia, vais correr e não te cansarás e vais andar e não desfalecerás, (Isaías 40:31).

Escrituras para meditar
Génesis 26:17-25; Isaías 40:31; 42:9; II Corintios 5:17; Apocalipse 2:3-5.

[Read the devotional «Reboot» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Regressa ao fogo

    Um grupo de jovens, ao regressar de um acampamento, perguntou-me como poderia manter a experiência espiritual que tinha vivido. Eles estavam “em fogo” e não queriam perder essa chama ao regressarem à rotina diária da vida. Tal como o carvão arrefece ao ser retirado do fogo, também a vida espiritual esmorece quando é retirada da…

  • ·

    O zelo de Cristo

    Jesus foi um verdadeiro radical. Ele não era passivo ou indiferente. Ele viveu com intensidade e vigor. A Sua vida foi direcionada com um propósito e vivia cada dia como se fosse o último. Quando o templo foi usado como mercado, e os discípulos de Jesus viram a Sua ira, lembraram-se da profecia nos Salmos que diz: “Pois o zelo da tua casa me devorou…,” (Sl. 69:9; João 2:17). O Seu zelo fez com que agisse. Ele fez um chicote com cordas, virou as mesas dos cambistas e expulsou as ovelhas e o gado. Estou certo de que o Seu zelo deixou os Seus discípulos um pouco nervosos, porque o zelo leva-nos por um caminho no qual muitos não estão dispostos a andar. O zelo coloca-nos na linha da frente. O zelo provoca críticas e perseguição.

  • ·

    Primeiros socorros

    Admiro tanto as organizações que prestam ajuda às vítimas de catástrofes. Quando um terramoto, furacão ou outra catástrofe natural ocorre, elas são as primeiras no local, trazendo água fresca, alimentos, cobertores, abrigos temporários e assistência médica. Correndo o risco de perda pessoal, estes corajosos trabalhadores (e muitos deles são voluntários), deixam as suas zonas de…