close up of an empty to do list in a notebook

Sinais de um verdadeiro cristão

A era em que vivemos é dominada pelo paradigma do relativismo existencial. Isto é: cada indivíduo determina por si mesmo o que é verdadeiro e bom. Na verdade, isto reduz a verdade ao nível da opinião e o pecado ao nivel moral que é aceite pela sociedade. A “palavra-chave” para viver num mundo em que não há absolutos é “tolerância”. Não somos a única geração que teve de enfrentar uma tal filosofia. O primeiro século foi também dominado por esta mesma mentalidade grega. Judas avisou os crentes para não permitirem que este relativismo vago entrasse na Igreja. Temos de “batalhar pela fé” (v. 3). Por outras palavras, estamos numa guerra e a Verdade está no centro deste conflito.

Esta guerra não é feita com armas naturais de julgamento numa sala de tribunal do tipo inquisição. Claro, a Igreja precisa de se livrar desta filosofia infecciosa, mas isso não é feito através do apontar do dedo, mas através de uma verdadeira conversão. A estufa onde o relativismo cresce melhor, na Igreja, é onde existe um consentimento mental às doutrinas cristãs em vez de uma convicção da verdade, que resulta numa mudança radical de estilo de vida e de valores. Paulo aponta à Igreja Romana alguns sinais de um verdadeiro crente: aquele que experimentou uma conversão do domínio do pecado e do mundo. Estes sinais devem ser directrizes para a nossa transformação e não uma regra pela qual julgamos os outros.

  1. Ter amor genuíno.
  2. Odiar o mal e amar o Bem.
  3. Superar os outros na demonstração de honra.
  4. Ser zeloso em servir o Senhor.
  5. Estar cheio de alegria (independentemente das circunstâncias), e ser constante na oração.
  6. Contribuir para as necessidades dos outros e mostrar hospitalidade.
  7. Abençoar aqueles que te amaldiçoam e te perseguem.
  8. Mostrar compaixão e empatia, nos bons e maus momentos.
  9. Viver em harmonia com os outros.
  10. Não ser orgulhoso, mas relacionar-se com todo o tipo de pessoas.
  11. Não se vingar, deixar isso para Deus, mas fazer o bem ao inimigo.
  12. Vencer o mal com o bem.

(Estes encontram-se em Romanos 12:9-21)

Caro soldado do Senhor, faz uma boa milícia da tua fé. A tua luta não é contra as pessoas. Ganhas a guerra que está no mundo ao vencer a guerra que está dentro de ti. Muda-te a ti mesmo, e mudarás o mundo.

Escrituras para meditar
Judas; Romanos 12:9-21, 1 Timóteo 1:18-19; Efésios 6:10-18

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Marks Of A True Christian» in English.]

Similar Posts