people on beach

A Terra é do Senhor

[Read the devotional «The Earth Is The Lord’s» in English.]

David começa o Salmo 24 da seguinte forma: «A terra é do Senhor e toda a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.» Esta declaração vai contra a nossa perspetiva comum de vida e contra a visão da nossa sociedade sobre a propriedade privada. Nós falamos sobre a minha casa, a minha esposa ou meu marido, os meus filhos, o meu trabalho, o meu carro, etc. Será que sabes que entraste neste mundo sem nada e vais deixar este mundo da mesma forma? Quando falamos de propriedade é como duas pulgas que discutem sobre de quem é o cão. Estamos apenas aqui nesta terra por um curto período de tempo… Só de passagem.

Quando Deus criou o homem, Ele o colocou no Seu jardim para cuidar dele. Ele tinha que trabalhar a terra e comer do seu fruto, mas nunca lhe foi dada a posse. O homem devia governar, ter domínio, subjugar, mas não possuir. Em Gênesis 2:16, o Senhor diz a Adão que ele podia comer do fruto de todas as árvores do jardim. Em vez de posse, o homem teve acesso. Ele devia desfrutar e cuidar de forma responsável das diferentes árvores, plantas e animais. Posses são o pouco que podes possuir, mas as riquezas de Deus são ilimitadas. Ele é dono do gado sobre milhares de montanhas, é dono da riqueza em cada mina. A plenitude da terra a Ele pertence. Toda a prata e o ouro são d’Ele e Ele deu-nos acesso a tudo.

As posses causam stresse. Se alguém risca o nosso carro ficamos enervados durante semanas. Se perdermos o nosso trabalho nós desmoronamos. Se o nosso pai ou a nossa mãe morre, queremos desistir de Deus e da vida. Ouvi a história de uma mulher a quem foi dado um anel de diamantes que custou mais de 5000 euros. Ela gostava muito do anel, mas tinha medo de usá-lo. Ela estava constantemente preocupada, pois alguém podia vê-lo e roubá-lo, então ela escondeu-o na gaveta do seu quarto. Mas, mesmo assim preocupava-se porque alguém podia assaltar a casa e roubar o anel. Possuir esse anel não foi uma bênção, foi uma maldição.

Quando Deus deu acesso a Adão a tudo o que estava no jardim, não foi em pagamento pelo seu trabalho. O trabalho é o que nos realiza e não o que nos define. O acesso a tudo o que é de Deus é o resultado de um relacionamento com Ele e do Seu amor por nós. Todo o nosso ser, toda a nossa força e todo o nosso trabalho são o resultado da Sua graça a trabalhar em e através de nós. O que o homem pode fazer pela sua própria força, Deus nunca pode possuir. O que é seu está amaldiçoado, o que é de Deus é abençoado.

Um jovem aproximou-se de Jesus perguntando o que ele devia fazer para ter a vida eterna. Jesus respondeu, dizendo-lhe para guardar os mandamentos. O jovem respondeu que tinha mantido todos os mandamentos. Então Jesus lhe disse para vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Isto ele não podia fazer porque tinha muitas posses. As posses podem manter-te fora do Reino de Deus. Este jovem rico não somente possuía muito, mas também os seus bens tinham tomado posse dele. Não se pode servir a dois senhores.

Abraão teve um filho através de um milagre de Deus. Não foi resultado de uma ação sua. Ele não podia gerar um filho. Deus deu-lhe um filho, mas esse filho tornou-se a sua posse, o mais precioso, por isso Deus pediu-lhe o filho de volta. Ao fazer isso, Abraão teve acesso a múltiplos filhos. A lição que aprendemos é, que não nos devemos agarrar àquilo que não podemos manter. Não tentes possuir o que não é teu. Se tu devolveres a Deus a tua casa, a tua família, o teu carro, o teu terreno, etc, então terás acesso a centenas de vezes mais nesta vida. (Marcos 10:29-30) A terra é do Senhor e tudo o que está nela.

Escrituras para meditar
Salmo 24; Isaías 54:5; I Coríntios 10:26, 28; Eclesiastes 5:10-15; Mateus 19:16-22; Marcos 10:29-30.

Similar Posts