Como está o teu coração?

 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 

Mateus 22:37

Na semana passada falamos acerca da diferença entre “Conhecer Acerca de Jesus” e “Conhecer Jesus”. 

Ao conhecermos Jesus seguimos o Grande Mandamento: “amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento.” 

Aqui está exposta a necessidade de amar a Deus com tudo o que representa o ser humano: 

  • Coração – lugar dos maiores desejos e paixões
  • Alma – lugar das emoções mais profundas e convicções
  • Pensamento – a vontade e intelecto

Conhecer Jesus não é aceitar uma religião ou fazer parte de um clube social, requer uma abertura total das nossas vidas e uma entrega total de tudo o que somos. 

Qual é o entendimento do que é o nosso coração?

Como está o teu coração?

Dado ao cenário global, muitos estão a enfrentar desafios grandes trazendo doenças da alma e da psique e na mente. Neste cenário, como podemos amar a Deus com tudo o que está em nós?

Ao longo de processos difíceis criamos muros e barreiras à volta do nosso coração para nos protegermos, e dificilmente recebemos orientações externas que são contrárias ao que estamos a sentir no nosso coração. 

Ao longo dos últimos anos têm surgido uma nova fobia, chamada nomofobia.

Nomofobia é a fobia causada pelo desconforto ou angústia resultante da incapacidade de acesso à comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.

Somos bombardeados com tanta informação e tanta distração, que nos é difícil concentrar na presença de Deus, a nossa atenção é dividida, o nosso coração é dividido. 

A Bíblia ensina-nos que é importante focar o nosso coração.

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.

Tiago 1:8

A Bíblia ensina-nos a guardar o nosso coração 

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Provérbios 4:23

Se a Bíblia nos ensina que o nosso coração é o nosso bem mais precioso, é muito importante sabermos como a Bíblia define o que é o nosso coração. 

Definição de “Coração”

Muitos consideram a “cabeça”, com o cérebro, o centro e direcionador do pensamento e atividade individual, mas a Bíblia diz que o “coração” é o centro do nosso ser.

O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Lucas 6:45

O “coração” que a Bíblia refere não é o músculo que bombeia o sangue pelo nosso corpo, mas refere-se ao nosso intelecto, emoções e vontade. 

E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

Marcos 7:20-23
  • Intelecto – conhecer com o coração (Deut. 8:5), orar de coração (1 Sam. 1:12), meditar no coração (Slm 19:14), esconder a Palavra de Deus no coração (Slm. 199:11), fazer planos no coração (Slm. 140:2), reter a Palavra de Deus no coração (Pr. 4:21), pensar (Mar. 2:8), duvidar (Mar. 11:23), questionar (Luc. 2:19), acreditar (Rom. 10:9), cantar (Ef. 5:19).
  • Emoções  – coração alegre (Ex. 4:14), coração amoroso (Dt. 6:5), coração temeroso (Jos. 5:1), coração corajoso (Sal. 27:14), coração arrependido (Sal. 51:17), coração ansioso (Pr. 12:25), coração zangado (Pr. 19:3), coração avivado (Is. 57:15), coração angustiado (Jer. 4:19), coração deleitado (Jer. 15:16), coração em luto (Lam. 2:18), coração humilde (Mat. 11:29), coração a arder (Luc. 24:32), coração perturbado (Jo. 14:1)
  • Vontade – desejos, motivação, propósito e capacidade de escolher –  coração endurecido (Ex. 4:21), coração submisso à Deus (Jos. 24:23), a intenção do coração para fazer algo (2 Crôn. 6:7), coração devoto a buscar um relacionamento mais profundo com Deus (1 Crôn. 22:19), o coração que decide (2 Crôn. 7:6), coração deseja de receber de Deus (Sal. 21:1-2), coração inclinado às Leis de Deus (Sal. 119:36), coração que quer fazer algo (Rom. 10:1).

Natureza de Um Coração Longe de Deus

Quando Adão e Eva escolheram desobedecer à vontade de Deus, fazendo a sua própria vontade, foi devastador para os seus corações, abrindo-os para influências diabólicas e desejos egoístas. 

Por isso é que o conselho “segue o teu coração” é um conselho tão mau. 

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Jeremias 17:9

Jesus explicou isto de uma outra forma quando Ele disse que a impureza espiritual não está na forma como seguimos as Leis ou estruturas religiosas, mas como aceitamos o “puxar” dos desejos carnais que residem no nosso coração. 

E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. 

Marcos 7:21-22

Os corações que estão a dar azo aos desejos pecaminosos, vão ficar endurecidos para ouvir e receber de Deus. 

Não se apercebem que estão a seguir o seu próprio caminho, sem Deus, e começam a perder a capacidade de entender a Bíblia e ouvir o Espírito Santo.  

Paulo adverte à Igreja deste engano. 

Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; 29 estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Romanos 1:24-32

O Coração Renovado

A resposta de Deus para o pecado de um coração é a REGENERAÇÃO. 

A REGENERAÇÃO acontece quando verdadeiramente nos arrependemos dos nossos maus caminhos e recebemos o perdão de Deus. 

  • Nascer de Novo – receber um novo coração e um local onde o Espírito de Deus habita

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

João 3:3

a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 

Romanos 10:9-10
  • Desejo de Amar e Obedecer a Deus – para Deus o Amar e o Obedecer são IGUAIS

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

João 14:15
  • Desejo de Amar a Igreja – se amamos a Deus vamos amar a Sua Igreja

 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. 

Provérbios 1:8
  • Desejo de Amar a Todos – um coração renovado ama como Deus ama, dando tudo para trazer todos à salvação.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Jesus convida cada um de nós a um encontro com Ele e nesse lugar há renovação completa do nosso ser.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Mateus 11:28

Similar Posts