Alegrai-vos!

[Read the devotional «Be Glad» in English.]

Este é o dia que fez o Senhor;
regozijemo-nos e alegremo-nos n’Ele.
(Salmos 118:24)

Muitas pessoas, hoje em dia, têm a tendência de olhar para as circunstâncias negativas pelas quais estão a passar, em vez de se alegrarem no que Deus tem feito por elas. Se lhes perguntamos como estão, ou qual a impressão que têm da sua vida cristã, elas respondem numerando as diversas adversidades, guerras e falhas, falam das suas batalhas contra a tentação e do cansaço das suas almas.

Raramente, ouves dizer: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres, “(Sl. 126:3), ou: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou,”(Rm. 8:37). Talvez seja por isso que a expressão “Sê feliz! “ou” Alegra-te!” são verbos exclamativos, indicando um comando, em vez de uma afirmação ou sugestão.

Ser feliz é uma expressão da paixão. É uma emoção do “primeiro amor”. É quando, simplesmente, não consegues tirar o sorriso do teu rosto. A paixão motiva e atrai. Quando dizemos que alguém tem carisma, estamos a dizer que essa pessoa é apaixonada pelo que faz e os outros ao seu redor são motivados a fazer o mesmo. O psicólogo Howard Friedman, no seu livro, O Projeto Longevidade, revelou alguns resultados surpreendentes de um estudo de personalidades carismáticas e não-carismáticas. Ele encontrou pessoas tão entusiastas que podiam mudar o humor de um grupo, mesmo sem dizer uma palavra. A paixão contagia os outros. Talvez, sermos “sal” seja isto.

O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Tudo é positivo. Isto não significa que não passes por momentos difíceis; tu, simplesmente, não ficas lá. Paul Billheimer, no seu livro, Não Desperdice Suas Lágrimas, salienta que devemos aprender e crescer com os tempos difíceis e, depois, seguir em frente. Tu só podes fazer isto obedecendo ao mandamento bíblico: Alegra-te! “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, regozijai-vos,” (Fp. 4:4), e: “Em tudo dai graças,” (I Ts. 5:18).

Estas são diretrizes para uma “alimentação” saudável e para uma vivência no Reino. Para viver desta forma, deves levar cativo todo o pensamento à obediência de Cristo, (II Co. 10:4), e pensar nas coisas que são de cima (Cl. 3:2). Estudos têm demonstrado que os pensamentos alteram a química do cérebro, dando forma ao que dizes e como o dizes. Para alterar o que sai da tua boca, tens de mudar o que está no teu coração.

Ralph Waldo Emerson disse: “Nada de grandioso alguma vez foi alcançado sem entusiasmo.” O rei David estava entusiasmado, ou apaixonado, por Deus. Ele dançava freneticamente nas ruas, sem se preocupar com o que as pessoas pensavam. Ele proclamou do alto das montanhas: “Grande é o Senhor, e mui digno de louvor,” (Sl. 48:1). Ele ordenou que louvor e adoração fossem ministrados continuamente (24/7).

As pessoas deviam estar sempre contentes. Deus disse que David era um homem segundo o Seu coração, (I Sm. 13:14). Carisma, que significa dom, é um presente de Deus para nós. Temos de abrir o presente e usá-lo em todos os momentos. Rodeia-te de pessoas que têm as mesmas paixões que tu. O fundador da Starbucks, Howard Schultz, disse que tudo é possível quando tu estás cercado de pessoas com uma paixão coletiva e um propósito comum.

O que faz o teu coração cantar? O que te deixa apaixonado? Deus é o amor da tua vida? As pessoas negativas passam a vida a fazer aquilo pelo qual não estão apaixonadas. Identifica a tua paixão e concentra-te nela. Como resultado vais obter alegria. Hoje é o teu dia para seres feliz.

Escrituras Para Meditar
Salmos 118:24; 126:3; 70:4; 68:3; 40:16; 32:11; I Tessalonicenses 5:16; Filipenses 4:4

Similar Posts