Autoridade num nome

Deus criou o homem com um propósito. Ao terminar esta obra-prima da criação, Deus disse ao homem: “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja sobre a terra”, (Génesis 1:28). A primeira acção do homem para sujeitar a criação foi dar a cada ser vivente um nome. (Génesis 2:20) A quem dás um nome a esse podes governar. Assim foi estabelecido o princípio da liderança. Deus deu um nome a Adão, e em seguida, o homem deu um nome à mulher (Eva) e nome aos seus filhos, estabelecendo, assim, a ordem da autoridade de Deus na família.

O cumprimento destas ordens divinas foi, no entanto, de curta duração. Em vez de obedecer à autoridade que vinha de cima, (Deus), Adão ouviu e obedeceu a quem ele deveria liderar, Eva. (Génesis 3:17) Como consequência deste pecado, o homem perdeu a sua autoridade, e foi condenado à morte espiritual e consequentemente física. Houve uma rutura, e o propósito de Deus para o homem foi contrariado. Esta rutura originou a guerra dos sexos, a busca da igualdade, o abuso de autoridade e o caos que é a rebelião. O homem perdeu a autoridade, mas Deus não perdeu a Sua. Ele ainda era soberano e estava sobre o trono.

Vamos avançar as páginas da história alguns milhares de anos até ao nascimento de Jesus. O Filho de Deus foi enviado por Deus Pai ao tempo e espaço. Ele foi divinamente concebido e o Seu nome foi dado por Deus. O Seu nome, Jesus, que significa Salvador, descreve o Seu propósito. Embora, fosse Filho de Deus, Jesus reconheceu que a Sua autoridade vinha da Sua relação com o Pai. Esta autoridade só estava disponível através da obediência à vontade do Pai. Jesus disse: “… o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o filho faz igualmente”. (João 5:19)

Desde o início do seu ministério, muitos observaram que a autoridade de Jesus não era deste mundo. Jesus ensinava com autoridade. Ele exercia autoridade sobre a natureza. Ele expulsou demônios com apenas uma palavra. Ele curou os doentes e até ressuscitou mortos. Tudo porque Ele obedecia à vontade do Pai Soberano, que O havia enviado. Ele veio à terra com o nome que Lhe foi dado pelo Seu Pai; e o que Ele disse e fez comprovam esta verdade. O centurião romano reconheceu que Jesus tinha a autoridade de Deus sobre a doença, assim como ele tinha a autoridade civil de Roma sobre os seus soldados. Jesus chamou fé, ao entendimento que o centurião tinha sobre a autoridade. Para as pessoas, que estão sob autoridade, é fácil acreditar em Jesus. Toda a autoridade no céu e na terra está no Nome de Jesus.

Escrituras Para Meditar:
Mateus 8:5-13; 28:18; Génesis 1-3; Isaías 9:6; João 3:34; 5:19, 30; I Coríntios 11:3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Authority In A Name» in English.]

Similar Posts