Começa com a Semente

[Read the devotional «Begins With A Seed» in English.]

Por meio de parábolas, Jesus usou cenários familiares para ilustrar verdades espirituais. Embora algumas fossem simples, os discípulos tinham dificuldade em compreender o que Jesus estava a dizer. A mais comum destas parábolas foi a da semente e do semeador. Quando Jesus começou a explicar aos discípulos o significado da parábola, Ele explicou que a semente é a Palavra. João começa o seu Evangelho dizendo: “No princípio era o Verbo…”. Vamos fazer contas. Se A = B e B = C então A = C, ou se a semente é a Palavra, e a Palavra estava no princípio, então a semente estava no princípio.

Depois que Adão e Eva pecaram, Deus disse à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente. Ela (semente) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar,” (Génesis 3:15). Ali, no Jardim do Éden, Deus plantou uma promessa de uma semente que iria derrotar Satanás e restaurar o homem caído à sua posição ao lado de Deus. A mesma semente que falou a criação à existência, seria plantada na mulher. Quando a Bíblia diz: “sua semente (de Eva)”, ela está a referir-se a uma concepção divina. “Ela” (Eva) tem ovos não sementes.

Se a semente fosse de uma concepção natural, vinda de Adão, seria referida como a semente de Adão. Mas, por ser “sua (de Eva) semente”, ela mostra o ato da concepção imaculada de Deus. Esta semente suplanta a da serpente. A promessa foi dada de que a salvação para toda a humanidade viria através de uma “semente” no ventre de uma mulher. “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher… para remir…”(Gálatas 4:4-5).

Vemos aqui, que a história da mulher virgem é a história da “Semente” prometida. Sementes concebem vida, as sementes renascem e as sementes reproduzem vida. Jesus profetizou sobre a sua morte, quando Ele disse que, a “semente”, iria morrer na cruz, (João 12:24). Jesus, a “Semente”, foi enterrado na sepultura. Jesus, a “Semente”, ressuscitou dentre os mortos, (ressurreição). A “Semente” triunfou sobre a morte. Esmagou a cabeça dos inimigos debaixo dos seus pés e quebrou o poder da maldição que estava sobre toda a criação de Deus.

A semente não é somente a Palavra, e a Palavra é Jesus, mas o semeador da semente é Jesus. Os nossos corações são o solo no qual a Palavra é semeada. Há um total de quarenta e quatro versículos do Novo Testamento onde a palavra grega “sperma” foi traduzido como semente. Esta é a mesma palavra da qual deriva a palavra em português “esperma”. A Palavra de Deus é o esperma divino. Ele tem o código genético da Sua natureza. Quando a Palavra de Deus é semeada em nós, é poderosa e ativa em fazer nascer o propósito de Deus e reproduzir a Sua natureza.

Esta semente santifica inteiramente, separa a alma do espírito, destrói todo o orgulho e derruba fortalezas da mente. A Palavra de Deus produz fé em todos os que a ouvem. Tudo começa com a semente. Assim como uma semente tem que permanecer no solo ao longo do tempo para germinar, a Palavra de Deus tem que permanecer em nós para dar frutos. Jesus disse em João 15:7-8: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

O que aconteceria se plantasses uma semente no teu jardim e, em seguida, cavasses todos os dias para ver se alguma coisa estava a acontecer? A semente não ia produzir fruto. A semente deve permanecer no chão. Confia na força da semente. Mesmo quando não vês nada, Deus está a trabalhar. A semente é ativa e viva. A semente é Deus.

Escrituras Para Meditar
Mateus 12:35-37; 13:16-23, 31-32, 37-43; Marcos 4:13-20; João 12:24; Génesis 8:22.

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa