Começa com uma semente

Por meio de parábolas, Jesus usou cenários familiares para ilustrar verdades espirituais. Embora algumas fossem simples, os discípulos tinham dificuldade em compreender o que Jesus estava a dizer. A mais comum destas parábolas foi a da semente e do semeador. Quando Jesus começou a explicar aos discípulos o significado da parábola, Ele explicou que a semente é a Palavra. João começa o seu Evangelho dizendo: “No princípio era o Verbo…”. Vamos fazer contas. Se A = B e B = C então A = C, ou se a semente é a Palavra, e a Palavra estava no princípio, então a semente estava no princípio.

Depois de Adão e Eva pecarem, Deus disse à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente. Ela (semente) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Génesis 3:15). Ali, no Jardim do Éden, Deus plantou uma promessa de uma semente que iria derrotar Satanás e restaurar o homem caído à sua posição ao lado de Deus. A mesma semente que chamou a criação à existência, seria plantada na mulher. Quando a Bíblia diz “sua semente (de Eva)”, ela está a referir-se a uma concepção divina. “Ela” (Eva) tem ovos não sementes. Se a semente fosse de uma concepção natural, vinda de Adão, seria referida como a semente de Adão. Mas, por ser “sua (de Eva) semente”, ela mostra o ato da concepção imaculada de Deus.

Esta semente suplanta a da serpente. Foi dada a promessa de que a salvação para toda a humanidade viria através de uma “semente” no ventre de uma mulher. “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher… para remir…” (Gálatas 4:4-5). Vemos aqui que a história da mulher virgem é a história da “Semente” prometida. Sementes concebem vida, as sementes renascem e as sementes reproduzem vida. Jesus profetizou sobre a Sua morte, quando Ele disse que a “semente” iria morrer na cruz,(João 12:24). Jesus, a “Semente”, foi enterrado na sepultura. Jesus, a “Semente”, ressuscitou dentre os mortos (ressurreição). A “Semente” triunfou sobre a morte. Esmagou a cabeça dos inimigos debaixo dos Seus pés e quebrou o poder da maldição que estava sobre toda a criação de Deus.

A semente não é somente a Palavra, e a Palavra é Jesus, mas o semeador da semente é Jesus. Os nossos corações são o solo no qual a Palavra é semeada. Há um total de quarenta e quatro versículos do Novo Testamento onde a palavra grega sperma foi traduzida como semente. Esta é a mesma palavra da qual deriva, em português, a palavra “esperma”. A Palavra de Deus é o esperma divino. Ele tem o código genético da Sua natureza. Quando a Palavra de Deus é semeada em nós, é poderosa e ativa em fazer nascer o propósito de Deus e reproduzir a Sua natureza. Esta semente santifica inteiramente, separa a alma do espírito, destrói todo o orgulho e derruba fortalezas da mente. A Palavra de Deus produz fé em todos os que a ouvem. Tudo começa com a semente.

Assim como uma semente tem de permanecer no solo ao longo do tempo para germinar, a Palavra de Deus tem de permanecer em nós para dar frutos. Jesus disse em João 15:7-8: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. O que aconteceria se plantasses uma semente no teu jardim e, em seguida, cavasses todos os dias para ver se alguma coisa estava a acontecer? A semente não ia produzir fruto. A semente deve permanecer no chão. Confia na força da semente. Mesmo quando não vês nada, Deus está a trabalhar. A semente é ativa e viva. A semente é Deus.

Escrituras Para Meditar
Mateus 12:35-37; 13:16-23, 31-32, 37-43; Marcos 4:13-20; João 12:24; Génesis 8:22.

[Read the devotional «Begins With A Seed» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts