Construindo Pontes

[Read the devotional «Building Bridges» in English.]

Há anos li um folheto evangelístico, feito pela Campus Crusade. O nome era: “As Quatro Leis Espirituais”. Neste folheto, havia uma explicação clara do plano da Salvação. A segunda lei falava da brecha, originada pelo pecado, que separa o homem de Deus. E a terceira lei explicava como Deus enviou o Seu Filho, Jesus, para servir de ponte nesta lacuna, tornando-se assim o único caminho para o homem chegar a Ele. Este é o diagrama que ilustra esta verdade.
building-bridges-image
No livro de Hebreus, vemos que o ministério atual de Jesus é a intercessão (7:25). Inter significa entre, e cessão significa brecha. É o permanecer “na brecha”, ou por outras palavras, tornar-se a ponte.
Jesus é a ponte, continuamente, entre Deus e o Homem. Ele permanece no lugar de Deus e no lugar do Homem. Intercessão implica identificação.

Intercessão é também uma forma de oração. O princípio é o mesmo: é o construir de uma ponte entre a pessoa com necessidade e Deus. Para alguém interceder, deve primeiramente identificar-se com a pessoa por quem está a orar. Daniel intercedeu pela nação de Israel, orando “nós pecamos” (Daniel 9:5). Embora Daniel não pertencesse a geração das pessoas que tinham pecado, ele identificou-se com o pecado delas como se fosse seu. Jesus, embora sem pecado, tomou os pecados de toda a humanidade como se fossem Seus. Esta oração traz perdão e misericórdia, em vez de condenação e juízo.

Para construir uma ponte em intercessão, nós temos que ter um pé na situação da pessoa com a necessidade e outro bem firmado em Deus. A pessoa por quem intercedemos não necessita de pena, simpatia ou alguém com quem chorar, mas precisa de uma solução. Deus é a solução para todas as nossas necessidades e em intercessão podemos ajudar a pessoa ferida a chegar até Deus. Este ministério é de grande importância. Paulo disse ao seu discípulo, Timóteo, que antes de qualquer outra coisa ele devia interceder por todos os homens (I Timóteo 2:1-2). Esta, também, é a Palavra de Deus para nós. Nós devemos ser construtores de pontes em oração, trazendo outros à ponte que é Jesus Cristo.

Escrituras Para Meditar
I Timóteo 2:1-2; Hebreus 7:25; 5:7; Daniel 9:3-19; Ezequiel 22:30; Gálatas 4:19

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa