Do Nada para Alguma Coisa

[Read the devotional «From Nothing to Something» in English.]

Vocês gostam de ler histórias sobre pessoas que passaram da pobreza para a riqueza? Estes são os relatos de pessoas que começaram sem nada e, em seguida, tornaram-se ricas e famosas. Como a história de Leonardo Del Vecchio, um órfão, que trabalhava numa fábrica. Hoje detém um império na indústria de óculos com marcas como a Ray-Ban e Oakle. Outro exemplo é o de Ingvar Kamprad que nasceu numa pequena aldeia na Suécia. Ele começou por comprar fósforos em grandes quantidades para vender aos seus vizinhos. Mais tarde, ele expandiu-se para a venda de peixe, decorações de Natal e canetas, iniciativas que cresceram até se transformarem no IKEA. Há muitas destas histórias de pessoas que começaram sem nada e que, em seguida, viram os seus sonhos realizados.

A Bíblia está cheia deste tipo de histórias. Como a de Jefté, que era filho de uma prostituta e foi rejeitado pelo seu povo. Ele foi expulso da sua casa pelos seus meios-irmãos e tornou-se líder de um grupo de homens levianos. Mais tarde, ele libertou Israel dos amonitas e foi elevado como juiz em Israel. Depois, há a história de David, um menino pastor que passou a ser rei. Ou, Raabe, a prostituta cananeia que se tornou parte da linhagem de Davi e de Jesus. Pescadores que se tornaram apóstolos, a mulher estéril que se tornou mãe das nações, ou a história de quem perdeu tudo e recuperou em dobro, todas mostram como Deus faz alguma coisa a partir do nada. Estes não nasceram em “berço de ouro”, mas testemunharam a graça e o poder de Deus nas suas vidas. Eles começaram sem nada, mas não terminaram assim. Se isto aconteceu no passado, pode acontecer agora.

Deus falou a Israel por meio do profeta Ezequiel dizendo que ele escolheu Israel quando eles não eram nada e os transformou numa grande nação. Ele usa essa linguagem descritiva quando diz: «E, passando eu junto a ti, vi-te  a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Vive!» (Ezequiel 16:6). Deus tomou um feto abortado e falou vida sobre ele. O Senhor, então, levantou esta vida com tanto cuidado e, quando ela atingiu a idade do amor, adornou-a com roupas de casamento e joias e fez uma aliança eterna com ela. Esta é a história de Israel «da miséria à riqueza.» Embora tenha tropeçado muitas vezes ao longo da sua história, Deus ainda a chama de Sua.

Deus toma-nos quando nós não somos nada e faz-nos alguém. O salmista escreve que aqueles que fazem do Senhor a sua habitação prosseguem de força em força. Mesmo quando passam pelo «vale de Baca,» que significa «choro,» a sua vida  transforma-se. Os lugares secos tornam-se em fontes e a chuva enche as suas cisternas, (Salmo 84). Não importa como alguém começa, mas sim como termina. Caminhar com Deus não é começar com grandes sinais e prodígios e depois manter uma existência tediosa, mas é andar de um grau de glória para outro. Como Davi disse nos Salmos: «Ele torna os meus pés ágeis como os das corças, sustenta-me firme nas alturas,» (Salmo 18:33).

Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes e alimentou cinco mil. Nas mãos do Senhor o algum é muito, o pouco é grande e o nada é alguma coisa. Ele agarra no que és e no que tens e faz grandes coisas. Deus pediu a Moisés o que ele tinha, não o que ele precisava para libertar Israel da escravidão no Egito. Coloca a tua vida nas mãos do Senhor e Ele vai fazer algo maravilhoso. Tu terás a tua própria história da “miséria à riqueza”.

Escrituras para meditar
Ezequiel 16:6-14; Juízes 11; Salmos 84; 18:31-38; II Coríntios 3:18

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa