man preparing dough for bread

Um pouco de fermento

O fermento pode referir-se ao agente utilizado no fabrico  do pão que faz com que a massa aumente / cresça, ou pode  referir-se a uma influência penetrante que modifica algo para  melhor ou para pior. Na Bíblia, fermento refere-se geralmente à  influência corrupta que desvia o povo de Deus da pura devoção  e adoração a Deus. No Antigo Testamento, o uso de fermento  era estritamente proibido em todas as ofertas de holocaustos  apresentadas a Deus. Jesus viu os ensinamentos dos fariseus e  saduceus como tendo um efeito prejudicial sobre o povo de Israel  e chamou-lhe fermento (Mateus 16:6-12). Paulo retomou esta  interpretação do fermento quando avisou os Coríntios de como  era importante remover o pecado do seu meio. Ele disse: “Não  sabeis que um pouco de fermento faz levantar toda a massa?”  (1 Coríntios 5:6). 

Ao fazer uma aplicação às nossas próprias vidas, é importante  estudar a natureza do fermento. Primeiro, o fermento é uma  influência externa. Em segundo lugar, espalha-se por contacto de  partícula com partícula. Em terceiro lugar, o fermento altera as  partículas com que entra em contacto, e, em quarto lugar, pode  multiplicar-se e afectar um grande número de outras partículas.  Quando Jesus se referiu ao fermento como sendo o ensinamento  dos fariseus, estava a alertar acerca do poder das palavras que  estes influenciadores religiosos tinham sobre o povo. Apenas um  pouco de atitude negativa, apenas um pouco de desinformação  ou suspeita, pode contribuir muito para mudar a forma como  uma pessoa, ou pessoas, pensam. Vemos isto acontecer a toda a  hora na arena política e nos meios de comunicação social. Por  isso, devemos ter o cuidado de pensar naquilo que edifica e se  baseia na Palavra de Deus. 

Descobri que o fermento da ofensa é usado pelo inimigo  para separar amigos íntimos. Pode começar com algo que é  muito insignificante e, no entanto, pode tornar-se numa grande  discordância e divisão. Um exemplo disto é encontrado no livro de Juízes. Jefté foi marginalizado pelo seu povo da cidade  de Gileade. Mudou-se para a terra de Tobe e lá juntou-se a  ele um bando de indesejáveis como ele. Quando os amonitas  perseguiram Gileade, os anciãos da cidade procuraram a ajuda  de Jefté. Foi feito um acordo, e Jefté liderou um exército de  israelitas para combater os amonitas. Ao regressar em vitória, a  tribo de Efraim, encontrou-se com Jefté e perguntou porque não  foram convidados a juntar-se a ele na batalha. Jefté respondeu  dizendo que quando já tinha pedido a ajuda deles, eles negaram,  por isso desta vez ele nem sequer pensou em pedir. Efraim ficou  tão ofendido que atacou o exército de Jefté. Naquele dia, 45.000  efraimitas morreram no campo de batalha. Que resultado trágico  de uma pequena ofensa que não foi resolvida. 

Apenas um pouco de fermento pode virar irmão contra irmão.  Apenas um pouco de fermento e o amor de alguém pode arrefecer.  Apenas um pouco de fermento e uma pessoa que começou no  Espírito pode transformar-se num hipócrita legalista. Paulo  confrontou as igrejas da Galácia a dizer: “Quem vos fascinou?”  (Gálatas 3:1). O fermento do legalismo religioso tinha entrado na  igreja e eles tinham perdido a sua liberdade no Espírito. As obras  estavam a substituir a graça como base da sua salvação e o inimigo  estava a cegá-los pelas obras da carne. O fermento faz-nos pensar  que somos maiores ou melhores do que realmente somos. Incha-nos, mas não nos edifica. Para identificar o fermento, é preciso  que estejas construído sobre a Rocha: a Palavra de Deus. Tem  cuidado com o que ouves. Julga pelo que Deus diz na Sua Palavra.  A Bíblia é a Sua linha de prumo. Ela irá afastar-te das subtilezas da  influência do fermento.

Escrituras para meditar
Juízes 12:1-6; Gálatas 5:7-10; Provérbios 17:9; 18:19; Mateus 16:6-12; 1 Coríntios 5:6-7

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «A Little Leaven» in English.]

Similar Posts