A palavra «Rhema»

Uma das formas mais comuns de ouvirmos o Senhor falar é através da Sua Palavra. A Bíblia foi escrita através da inspiração do Espírito Santo. Homens comuns foram usados por Deus para transmitir a Sua mensagem a toda a humanidade. A inspiração é a revelação, que é a Verdade soprada por Deus. Os vasos são humanos, por isso vê-se muita humanidade nas Escrituras, mas a mensagem é divina. Tal como a Bíblia foi escrita por inspiração do Espírito Santo, Ela também é compreendida pela revelação.

Há duas palavras gregas para palavra. Elas são Logos e Rhema. Logos é usado quando se refere a Jesus como a Palavra de Deus (João 1:1, 14). Na literatura grega secular logos significava uma razão ou poder superior que trouxe ordem ao mundo. Ao usar esta palavra para se referir a Jesus, a Bíblia está a dizer que o Filho de Deus encarnado veio ao mundo para do caos trazer ordem, para trazer salvação a um mundo perdido e moribundo. Logos é a revelação completa de Deus, a pessoa de Jesus, e a totalidade das Escrituras.

Rhema, por outro lado, é uma palavra vivificada e específica do Espírito de Deus. Ao usar a palavra “vivificado”, estou a dizer que ela ganha vida dentro de nós. Já alguma vez leste uma passagem da Escritura e ela simplesmente pareceu saltar da página? Podes tê-la lido centenas de vezes, mas naquele momento faz sentido e é como se Deus estivesse a falar contigo. Essa é uma palavra Rhema. É a Palavra viva e activa que é como uma espada de dois gumes, penetrando até à divisão da alma e do espírito (Hebreus 4:12). A palavra Rhema é o que produz a fé.

Descobri que existe uma grande diferença entre compreender intelectualmente a Bíblia e ter revelação. A revelação edifica-nos, enquanto que a informação nos enche de orgulho. Porque a revelação é uma obra do Espírito Santo, o que acontece é que os nossos olhos espirituais se abrem para ver como Ele vê e entender como Ele entende. Eu estudo a Bíblia todos os dias e, antes de abrir as Escrituras, peço ao Espírito Santo que ilumine a minha mente, que fale comigo no meu tempo de estudo da Palavra. Nunca fiquei desapontado. A Sua Palavra é viva e activa, cheia de energia divina, apenas à espera que alguém Lhe abra o coração para receber o Caminho, a Verdade e a Vida.

Crescer na fé é cultivar um ouvido atento à Rhema, a Palavra de Deus. Que essa espada entre no teu coração e transforme a tua vida, e depois compartilha essa Palavra com outros. Mesmo quando profetizamos, há primeiro o ouvir e depois o falar. Como me tenho dedicado a receber revelação através do estudo da Bíblia, eu descobri que há um aumento na minha capacidade de discernir a voz do Espírito Santo também noutras ocasiões. Através da Palavra de Deus escrita, obtemos uma compreensão do carácter e natureza de Deus, que serve de orientação no discernimento, se o que estamos a ouvir é de Deus ou não. Com o conteúdo das Escrituras em ti, então poderás profetizar com mais precisão. Em Apocalipse 19:10 o Senhor diz que o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. O Logos, Jesus, a Palavra de Deus, quando vivificado, o Rhema, torna-se profecia.

Escrituras Para Meditar
Mateus 4:4; Romanos 10:17; 2 Timóteo 3:16; Hebreus 11:3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Rhema Word» in English.]

Similar Posts