És Tu – Humilde ou Orgulhoso?

[Read the devotional «Are You – Proud Or Humble?» in English.]

O orgulho é como o engano. Se és orgulhoso, és o último a saber que o és. É como olhar para uma fotografia tua. Tu não achas que a imagem se parece contigo, ou achas que há algo de errado com a máquina fotográfica, pois pensas que não és tu que estás naquela foto.A maioria das vezes, a imagem que temos de nós mesmos, não corresponde à realidade. Quando se trata de nos julgarmos há apenas dois critérios: orgulho ou humildade.

O orgulho é como uma moeda de duas faces. De um lado há arrogância. A arrogância gloria-se no “eu”, e expressa-se a si mesma através da alma. O orgulho declara: “Eu sinto, eu quero e eu acho.” Esta foi a atitude de Satanás, e causou a sua queda. Ele não só queria ser maior do que os outros anjos, como também queria ser igual a Deus. Isto foi considerado rebelião.

A arrogância não é apenas uma atitude de superioridade, mas também a busca da igualdade. No outro lado da moeda do orgulho está a insegurança. Ninrode queria ser reconhecido ao dizer “façamos um nome”, (arrogância), por isso construiu a torre de Babel. A razão pela qual a construiu foi o medo de ser disperso, (Génesis 11:4).

Geralmente a tendência para compensar a insegurança e o medo, é vangloriar-se das nas suas realizações e capacidades, ou baixar a reputação e feitos de outros ao nível da sua. Humildade, por outro lado, é saber quem tu és em Cristo, e que, além d´Ele tu não és nada. Uma pessoa humilde não precisa de ter a última palavra, nem dominar nas conversas. Jesus comparou uma pessoa humilde a uma criança pequena. Uma criança é um aluno não é um professor. Uma criança é levantada por outros.

Há alguns anos, eu estava a ministrar numa conferência de pastores na China. Também estava presente um pastor responsável por mais de 60.000 igrejas que se reuniam em casas, mas durante essa semana de reuniões, eu nunca soube quem ele era. Ele não se sentou na primeira fila, nem sentia que precisava de um espaço na agenda para falar. Ele só queria aprender e ser apenas um entre os irmãos.

A humildade homenageia os outros > O orgulho honra a si mesmo
A humildade olha para cima > O orgulho olha para baixo
A humildade espera servir> O orgulho espera ser servido
A humildade considera os outros superiores a si mesmo > O orgulho considera os outros iguais a si mesmo
A humildade é paciente > O orgulho é impaciente
A humildade deseja a vontade de Deus > O orgulho acha que a sua vontade é a vontade de Deus

Em Provérbios é dito: “a soberba precede a destruição, e a altivez de espírito precede a queda,” (16:18). Já estiveste no telhado de um edifício alto e quando olhaste para baixo, parecia que ias cair? Se olhares para baixo vais cair.

Qual é a tua perspectiva? Estás a “olhar para baixo” aos outros, ao teu trabalho, a tua igreja, a tua vida, ou estás a olhar para cima? Olha para cima e vais ficar contente. Olha para cima e vais ser feliz. Olha para cima e vais subir.

Escrituras Para Meditar
Isaías 14:12-15; I João 2:16; Provérbios 21:24; 16:5, 18-19; 29:23; Malaquias 4:1-2; I Pedro 5:5; Mateus 18:4; 23:12

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa