Tu és ungido

Quando Jesus se levantou na sinagoga de Nazaré e leu Isaías 61, Ele aplicou a profecia messiânica a Si mesmo. A passagem começa desta forma: “O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me ungiu…”. Depois de ler esta porção de Isaías, Jesus sentou-se e disse: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir” (Lucas 4:18-21). A palavra “ungido” significa, literalmente, escolhido. Nos tempos bíblicos, as pessoas eram ungidas com azeite, o que significava a bênção ou chamada de Deus sobre uma pessoa. Por exemplo, Samuel ungiu David como rei de Israel, muitos anos antes deste ser coroado rei. Através deste ato (ungir), David conheceu o seu destino.

A unção não é um fim em si mesmo. A unção dá propósito e direção. A unção messiânica era: “pregar o Evangelho aos pobres, proclamar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:1819). Consegues imaginar como teria sido se Jesus recebesse a unção do Espírito Santo e depois não fizesse nada com ela? Graças a Deus, não foi esse o caso! As Escrituras dizem isto acerca de Jesus: “…como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo” (Actos 10:38). A unção de Deus é dada para que os que são ungidos sejam, de forma sobrenatural, chamados e capacitados para fazer a Sua vontade.

Jesus preparou os Seus discípulos para receberem a unção do Espírito Santo. Ele disse que, assim como Ele recebeu a unção, também eles a receberiam (João 14:12, 16-17, 25-26). A unção não é apenas para um grupo seleccionado, mas foi dada a todos os que estão em Cristo Jesus. Paulo escreve aos coríntios que Deus nos estabeleceu em Cristo e nos ungiu dando-nos o Espírito (2 Coríntios 1:21-22). Todos nós somos escolhidos para um propósito específico em benefício do Reino de Deus. Deus ungiu-nos para curar os enfermos, mas nós devemos estender as nossas mãos e fazer uma oração de fé. Deus ungiu-nos para pregar o Evangelho até aos confins da terra, mas nós temos de abrir a nossa boca e falar. A unção não nos faz responder em obediência, é a nossa obediência que activa o poder da unção através de nós.

Tenho visto algumas pessoas procurarem a unção, em vez de procurarem Deus. A unção não é dada para o vaso, ela flui através dele, mas é para benefício de quem a recebe. Claro que há alegria em ser ungido, e talvez até alguns “arrepios” pelo caminho, porque é experimentar a presença de Deus. Esta alegria e empolgamento são o resultado de ser um canal de bênção para outros, e não o objectivo. De certa forma, o efeito da unção na vida de uma pessoa é determinado pela abertura e fome daqueles que a recebem. Houve alturas em que as pessoas procuravam apenas tocar Jesus e serem curadas (Lucas 6:19-20). Estas multidões reconheciam a unção e buscavam-na (Mateus 13:57-58). A honra liberta a unção.

Antes que a tua cabeça “inche” por causa da unção e por seres usado por Deus, lembra-te de que é uma dádiva. Não fizeste nada para a merecer e a unção não te torna mais especial do que os outros. Deus escolheu-nos para darmos fruto. Ele deseja usar cada um de nós para ministrarmos o Seu amor aos outros. Tu foste ungido, chamado, selado pelo Espírito Santo para um propósito.

Escrituras para meditar
Isaías 61:1-3; Atos 10:38; 1 João 2:20, 27; 2 Coríntios 1:21-22; Tiago 5:14

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «YouAre Annointed» in English.]

Similar Posts