Muito Fruto

[Read the devotional «Much Fruit» in English.]

Ao descrever a vida no Reino do Céu, Jesus muitas vezes falou em termos agrícolas. Quando Ele falou sobre a fé, comparou-a a um grão de mostarda. Quando viu as multidões, Ele falou da grande seara. E quando Ele falou do propósito e chamada, Ele falou sobre a videira e os seus ramos. Estas metáforas familiares, têm todas algo em comum. Quando não há crescimento e nenhum fruto, Deus não está satisfeito.

Todos começam a sua vida no Reino em um lugar de “nenhum fruto”. Somos prontamente enxertados na videira, (Jesus), para que possamos dar fruto. Nós fomos escolhidos por Deus para este fim (João 15:16). Frutificar mostra que há vida no ramo. O fruto está pendurado nos ramos, não na videira. O fruto é a reprodução da vida e só produz a sua própria espécie. Uma videira produzirá uvas, e não maçãs.

Estamos enxertados em Jesus para reproduzir nos outros, a vida de Deus que nasceu em nós. O fruto são pessoas. O fruto é a colheita. Em João, capítulo 15, Jesus ensina que dar fruto é o propósito da nossa eleição e a prova do discipulado. O fruto não surge por acidente. É preciso esforço. Não dar nenhum fruto é inaceitável e o ramo que não dá fruto é cortado da videira. Quando um ramo é frutífero, o agricultor poda os galhos para que eles produzam mais fruto (João 15:2).

Discipulado é o meio da poda de Deus. É como ir a um cabeleireiro. Tu podes ser muito cabeludo, ter cabelo longo e saudável, mas as extremidades estão espigadas. Podes querer o cabelo ainda mais comprido, mas o cabeleireiro sabe que para o cabelo crescer, tens que cortar as pontas espigadas. As extremidades espigadas comparam-se a uma vida que não está focada numa direção. Fala de ocupações e distrações que dissipam a nossa energia e força. Então, vem o nosso pastor/discipulador para cortar e nos levar de volta ao lugar certo com as nossas prioridades.

Mais fruto significa mais esforço e singeleza de coração. Para dar mais fruto, é preciso permanecermos na videira (João 1:.4). Permanecer é uma vida de dependência a Deus 24/7. No século 19, Georg Müller, um missionário alemão, cuidou de milhares de órfãos, construiu escolas e suportou missões por todo o mundo sem pedir uma única oferta. Ele fez um acordo com Deus, no qual só daria conhecimento das suas necessidades em oração e ao longo da sua vida, recebeu ofertas de mais de 100 milhões de libras para apoiar este ministério.

Durante os primeiros cinco anos do seu ministério, ele só confiava em Deus para as suas necessidades e da sua família. Era como ter um jardim que produz tomate suficiente para algumas saladas. Isto é dar fruto, mas Deus não quer que nenhum pereça, mas sim que todos se arrependam e encontrem o seu lugar no Reino de Deus (II Pedro 3:9).

Deus olha para este mundo e diz que a seara é grande. Saindo de um lugar sem nenhum fruto, para um lugar com algum fruto e, de seguida, para um com mais fruto, Deus agrada-se, mas não está satisfeito. Não é o suficiente que apenas tu e a tua família sejam salvos, mas sim que o que o mundo inteiro seja alcançado. Então, Ele diz no versículo 5 dá “muito” fruto. O Senhor deseja que passemos da nossa horta para a agricultura comercial. Ele quer que esvaziemos o inferno e povoemos o céu.

Assim como mais fruto significa mais esforço, muito fruto exige muito esforço. Provérbios 14:28 diz: “Na multidão do povo está a glória de um rei.”

Se quiseres dar glória a Deus, então foca-te na colheita. Jesus disse: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos” (João 15:8). Vamos glorificar a Deus de uma forma tangível. Vamos encher o seu reino com pessoas. Vamos dar muito fruto.

Escrituras Para Meditar
João 15:1-16; 17:20; Lucas 10:2-9; II Pedro 3:9; Provérbios 14:28; 11.30

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa