close up of binoculars on mountain landscape

Percepção de profundidade

A percepção da profundidade é a capacidade visual de perceber  o mundo em três dimensões e a distância a que um objecto está do  espectador. Sem esta capacidade tridimensional temos dificuldade  em caminhar e tropeçamos no mais pequeno dos objectos.  Ao aplicar isto à nossa vida espiritual, vejo que existe uma  necessidade de olhar para além do exterior e ver o espiritual. É ter  uma visão profética que vê propósito e valor mais do que apenas  utilidade e lógica. Quando nos falta esta dimensão, uma pessoa  tem a tendência a discutir sobre o que realmente não é importante.  As conversas permanecem focadas no superficial, e procura-se a  identidade nos aspectos externos como a cor da pele, feitos, títulos,  posição social ou nível de educação. A percepção da profundidade  espiritual ajuda-nos a compreender o presente à luz do eterno. 

Uma forma de ver a vida estilo “ecrã plano” influencia os  relacionamentos, o que valorizas e a tua própria identidade. Com  esta visão superficial do mundo a tendência é sermos manipulados  pela opinião pública e pelo status quo. As relações que são  determinadas pela aparência externa e pela realização pessoal são a  areia instável que precede uma queda, resultando no stress diário de  manter a imagem certa e agradar aos influenciadores. Se te vês a ti  mesmo nesta mentalidade “bidimensional”, serás influenciado pela  lisonja e tentado a violar os teus princípios e a tua moral pelo prazer  temporário da aceitação e do elogio.  

Quando o povo de Israel clamou por um rei como as outras  nações, Deus concedeu-lhe o seu desejo. Ele deu-lhes um rei  com a estatura exterior de um rei, na medida em que ele era mais  alto do que qualquer outra pessoa. Saul tinha a estatura, mas por  dentro estava inseguro. Com o tempo, a “pequenez” interior de  Saul foi revelada pelo seu temor do homem (1 Samuel 15:24).  A aparência exterior não era uma garantia de grandeza interior.  A falta de profundidade espiritual de Saul levou-o a ouvir a voz  do povo em vez de ouvir e obedecer a Deus. Deus disse ao profeta  Samuel que tinha rejeitado Saul como rei e enviou-o para ungir outro. Desta vez era para estar com “percepção de profundidade  espiritual” e não como os olhos vêem. Ele foi enviado à casa de Jessé  para ungir um dos seus filhos como futuro rei. Quando estes jovens  foram apresentados ao profeta, Samuel olhou primeiro para a sua  aparência, mas Deus estava a olhar para o coração. Finalmente,  apareceu aquele que ninguém considerava qualificado: David, um  homem segundo o coração de Deus. 

Quando Jesus escolheu os Seus discípulos, Ele estava a olhar  para o coração. Jesus viu o presente à luz da eternidade. Ele viu  o potencial de cada um em vez da sua condição actual. Escolheu  rebeldes, pescadores sem letras, o desprezado cobrador de impostos,  e os comuns “Manuéis”, para serem fazedores de história. Aqueles  que não têm percepção profunda escolhem os qualificados para  posições de liderança, enquanto Deus escolhe aqueles com o coração  certo e depois qualifica-os e unge-os para fazer grandes coisas.  Muitos dos líderes na época de Jesus tinham apenas uma perspectiva  bidimensional. Não conseguiam ver o que Jesus via. Quando Ele  falou com a mulher samaritana ou jantou na casa dos cobradores de  impostos e pecadores, eles ficaram ofendidos. Pensavam que apenas  aqueles com a aparência e posição social elevada eram importantes  para Deus. Mas Deus vê mais profundamente, Ele vê o coração. 

Quando se vê o coração de alguém, vê-se a sua motivação. Com  a percepção profunda, pode-se ignorar a aspereza da personalidade  de alguém e as cicatrizes do seu sofrimento interior e ver o seu valor.  Através dos olhos de Deus, pode-se olhar para além do pecado e ver  o pecador a quem Deus ama. Deus derramou o Seu amor nos nossos  corações para que possamos ver como Ele vê e amar como Ele ama.

Escrituras para meditar
1 Samuel 15:24; 16:7; João 7:24; 2 Coríntios 5:12; Romanos 5:8; 12:10

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Depth Perception» in English.]

Similar Posts