Pesar o Importante?

Quando sentimos que o tempo está simplesmente a voar e parece que não conseguimos fazer tudo o que queremos fazer, precisamos de observar o que estamos a fazer e ver o que realmente é importante.

Todos os dias desperdiçamos muito tempo para «apagar o fogo das urgências» e isto não nos deixa tempo para o importante. Salomão refere-se a isto como «pequena raposas que desperdiçam o vinho».

Lidar com o urgente parece ser inevitável, no momento, mas resulta em frustração e stress porque o que realmente queremos fazer continua a ser adiado para outra altura. Estas pequenas raposas podem não ser coisas más ou problemas, mas impedem-nos de fazer o melhor. Eu chamo a isto «pesar» as coisas menores e não as maiores/importantes. E, se realmente pensarmos nisto, vemos que o bom é inimigo do melhor.

Jesus era um especialista em fazer o importante. Em três anos Ele fez o que a maioria de nós não faz numa vida inteira. Diariamente tomou decisões de como iria usar o Seu tempo e muitas vezes não era no que os outros achavam que Ele devia fazer. Vamos ver alguns desses exemplos.

Bom: Lavar as mãos antes de comer.
Melhor: Mais importante é o que sai da tua boca do que aquilo que entra (Marcos 7:1, 15)

Bom: Comer.
Melhor: Fazer a vontade do Pai (Marcos 3:20).

Bom: Servir as mesas.
Melhor: Sentar aos pés de Jesus (Lucas 10:38-42).

Bom: Dizimar cada cêntimo.
Melhor: Mostrar compaixão e amor (Mateus 23:23).

Bom: Dormir.
Melhor: Passar uma noite em oração (Lucas 6:12).

Bom: Guardar o sábado.
Melhor: Ajudar as pessoas em tempos de necessidade (Marcos 3:1-5).

Bom: Passar tempo com a família.
Melhor: Estar com a família de Deus (Marcos 3:34-35).

Bom: Ensinar os adultos.
Melhor: Amar as crianças (Mateus 19:13-15).

Bom: Fazer o que queres fazer.
Melhor: Fazer a vontade do Pai (Lucas 22:42).

Bom: Guardar as tradições.
Melhor: Obedecer à Palavra de Deus (Marcos 7:8-9).

Estes são apenas alguns exemplos, mas é o suficiente para nos mostrar que diariamente precisamos de dizer não ao bom, ou fazê-lo esperar, para que possamos dar prioridade ao melhor. Quando procuramos primeiro o reino de Deus, todas as coisas se irão encaixar.

Escrituras para meditar: Mateus 5.2-12; 6.33; Cantares de Salomão 2.15; Salmo118. 8-9.

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa