book page

O fim do livro

Sei que não devia fazer isto, mas quando pego num livro para ler, abro muitas vezes as últimas páginas do livro para ver como termina. Esta não é a melhor ideia, especialmente quando leio romances, porque estraga o impacto do clímax do fim da história. Talvez seja impaciência, ou apenas curiosidade, não sei… mas é o que eu faço. Conhecer o final do livro ajuda a ultrapassar as partes difíceis da história. A Bíblia, no entanto, é o tipo de livro que é bom saber o fim desde o início. Dentro das páginas dos diferentes livros do Antigo Testamento há muitas guerras, conflitos, fracassos, pessoas más, etc. Há histórias da separação do Mar Vermelho e de Israel ser salva dos seus inimigos, mas nem sempre houve vitórias.

A Bíblia conta a história do relacionamento de Deus com a Sua criação. Começa com a criação de Deus e o propósito divino para a Terra e para toda a humanidade. Depois conta como o homem se rebelou contra Deus e seguiu o seu próprio caminho. A destruição que se seguiu foi catastrófica. Até a natureza foi afectada pela rebelião enquanto o homem procurava viver nesta Terra sem seguir o plano de Deus. A “faísca” do propósito divino no homem, de tempos a tempos, brilhou através de certos indivíduos, tais como Enoque, Noé, Abraão e Moisés, e mostraram que nem tudo estava perdido. As coisas podiam mudar quando o homem se reconectava com Deus e, pela fé, era restaurado ao Seu plano divino. Estas “luzes numa colina” apontaram para uma solução final que foi revelada através da chegada do Messias, Jesus o Filho de Deus.

Como lemos nas páginas da Bíblia, é claro que a intenção final de Deus não é apenas a salvação individual e o perdão dos pecados, mas a restauração global. Toda a natureza está à espera da manifestação do Reino Celestial de Deus aqui na Terra. Para poder cancelar o efeito do pecado e derrotar o príncipe da rebelião, Jesus teve de levar sobre Si a nossa culpa e receber o nosso castigo. Esta foi uma página negra na história da humanidade. Jesus teve uma morte horrível na cruz, mas a história não acaba aí. Jesus conhecia o fim desde o princípio. Por Ele conhecer o fim da história, Ele pôde suportar a cruz. A morte não pôde mantê-Lo na sepultura. A justiça e o pagamento pelo pecado foram feitos. Pelo poder do Espírito Santo, Cristo ressuscitou dos mortos.

A vitória número 1 foi obtida. A salvação do homem foi providenciada e disponibilizada a todos os que acreditassem em Jesus como seu Senhor e Salvador. Agora o próximo desafio: a restauração de todas as coisas. O estabelecimento final do Reino de Deus aqui na Terra é o prémio no qual a humanidade redimida deve manter os seus olhos. Claro, a história não é isenta de muito drama e aventura, todos nós temos de passar por tempos difíceis. Até muitos de nós perdemos uma ou duas batalhas pelo caminho, mas se nos mantivermos focados no fim, podemos ultrapassar as dificuldades. Paulo disse em Filipenses 3:13b-14: “mas uma coisa eu faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Espreitei o final do livro, e nós ganhamos! O pecado é erradicado. O Diabo e todos os seus seguidores são lançados no lago de fogo, e a Nova Jerusalém desce do Céu à Terra. Toda a criação é renovada pela presença do Senhor, e Ele reina supremo sobre toda a Terra. Se te aborreces com o presente, ou estás oprimido com a intensidade da batalha, basta leres o fim do Livro.

Escrituras Para Meditar
Actos 3:19-21; Romanos 4:17; Filipenses 3:14; Hebreus 12:1-2; Apocalipse 22:1-5

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The End of the Book» in English.]

Similar Posts