Sê Santo como Deus é Santo

A Palavra de Deus diz: “Portanto santificai-vos e sede santos, pois eu Eu Sou o Senhor vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os, Eu Sou o Senhor que vos santifica”. (Levítico 20:7-8)

O nome de Deus aqui revelado é: YHWH-M`kaddesh; o Senhor que te faz Santo. Somente Deus é Santo e Ele torna claro que apenas Ele, e não a lei, pode limpar o Seu povo e torná-lo santo.

A santidade, durante muitos anos foi um enigma para mim. A igreja, em que cresci, pertencia a uma denominação do movimento da “santidade”. Na minha meninice, ouvi muitos sermões sobre santificação e santidade. A maioria das vezes, tinha a ver com a obediência às regras e costumes da nossa denominação. Na adolescência, comecei a questionar se aquelas regras eram realmente o que mais importavam, pois observava que a maioria não as praticava, em especial os jovens. Interpretei isto como hipocrisia, algo que era exigido por parte da igreja mas que era ridículo e impossível.

Para piorar as coisas, quando eu lia as Escrituras, sobretudo os ensinos de Jesus, via que o nível de santidade que era esperado ultrapassava aquilo que eu era capaz de conseguir. Eu lia versículos tais como: “…qualquer que atentar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério” e “…qualquer, que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo.”, ou “… não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:27-28, 21-22, 39). Eu sabia que não conseguia cumprir tudo isto, por isso afastei-me, e segui o caminho do pecado. O meu problema era que eu via a santidade como algo que somente eu tinha que fazer, em vez de ver que santidade é quem Deus é.

Santidade é possível quando o Espírito Santo vem habitar em nós. Isto ocorre quando nós acreditamos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e recebemos o perdão pelos nossos pecados. O Espírito Santo junta-se ao nosso Espírito e tornamo-nos um com Ele. Por causa do Seu trabalho redentor nas nossas vidas, nós somos limpos do pecado e feitos justos e santos aos Seus olhos. Na salvação nós conhecemos o Senhor como YHWH-M`kaddesh. O desenrolar desta obra em nós, é feito através da consagração diária das nossas vidas, quando nos entregamos mais e mais ao Senhor. Não é somente importante termos o Senhor, mas é também importante que o Senhor nos tenha a nós. É o “largar” o nosso eu e “deixar Deus” ter o controle das nossas vidas. Ele deseja transformar- nos à Sua imagem para sermos santos como Ele é Santo.

Escrituras para Meditar
Levítico 20:7-8; 11:44; João 17:17-19; I Tessalonicenses 5:23; I Coríntios 6:17; Apocalipse 15:4

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Be Holy As God Is Holy» in English.]

Similar Posts

  • ·

    A Bíblia

    A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros divinamente inspirados, escritos ao longo de um período de 1500 anos por cerca de 40 escritores. Há apenas um Autor, Deus, que inspirou estes homens sobre o que escrever e como escrever. Embora tenham sido escolhidas diversas pessoas, com diferentes trajetos de vida e cultura, não significa que a Bíblia esteja sujeita a imperfeições e inconsistências.

  • ·

    Diadema de graça

    Graça, é tradicionalmente definida como favor imerecido. Quero salientar imerecido e, adicionar que a graça é dada a quem não merece. Não há nada que o homem possa fazer para ganhar ou merecer a graça; é inteiramente um dom de Deus. Eu acredito que é impossível compreender verdadeiramente a graça sem uma revelação do pecado. “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).

  • ·

    Tesouro no Céu

    Qual seria a tua resposta se Jesus te fizesse estas perguntas: «Qual é o teu tesouro? Estás disposto a desistir de tudo para o obteres?» Muitos de nós veem em Deus um meio pelo qual se pode obter esse tesouro. Diariamente vamos a Deus para receber d`Ele os desejos do nosso coração. O que Jesus disse ao jovem rico foi que não é o que fazemos para Deus, ou o que podemos receber de Deus que nos dá a vida eterna. É Deus que é o nosso tesouro. Ele é a Vida Eterna.

  • ·

    Serás perseguido

    Que pensamento edificante para começar a nossa meditação  hoje! No entanto, a Bíblia diz: “E também todos os que  piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”  (2 Timóteo 3:12). Perseguição não é o mesmo que tribulação,  que é outra promessa que podemos esperar. A perseguição  tem a ver com o assédio, comportamento opressivo e…