Crentes secretos

Pouco depois da ressurreição de Lázaro e da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um grupo de líderes religiosos creram em Jesus. Foi o auge da popularidade de Jesus, e multidões seguiam-no, parecia que tudo era possível. Alguns, pensaram que esta seria a altura em que o Messias iria libertar Israel do domínio Romano. Sentia-se o empolgamento à medida que gritavam: “Hossana, bem dito seja o que vem em nome do Senhor, até mesmo o Rei de Israel! (João 12:13).” Este momento foi intoxicante, as profecias cumpriam-se e a esperança da nação era óbvia. Era fácil de acreditar.

Havia, contudo, o outro lado do evento; a oposição. Os Fariseus tinham medo de perder o controle sobre o povo e planeavam matar Jesus, assim como a Lázaro. Aqueles que acreditavam que Jesus era o Messias mantinham essa crença em segredo, pois tinham medo de serem expulsos das sinagogas. Eles tentavam ser crentes e descrentes ao mesmo tempo: “Porque amavam mais a glória dos homens do que glória de Deus,”(João 12:43). Eles creram, mas não o suficiente para tomarem a sua cruz e seguir o Senhor. A fé só era válida quando as circunstâncias eram favoráveis. Poucos dias depois deste empolgante evento de louvor, muitos mudaram a sua fé em ira e gritaram: “Crucifica- o, crucifica-o!” Quando é fácil acreditar, também é fácil negar no que crês.

É possível ser-se crente secreto? Não creio que seja. Tu és, ou não és. Provérbios dizem que, “o temor do homem armará laços.” O medo faz com que vaciles. O medo coloca- -te diante da tentação. Onde existe medo não existe fé. O medo coloca os nossos olhos nas circunstâncias e projecta a negatividade sobre o futuro. Os medrosos colocam a sua confiança no homem e não em Deus, e isto produz maldição. 

Por isso, não acredito em fé secreta.

Quando Jesus entrou em Jerusalém, nesse dia, os Fariseus queriam que ele aquietasse o povo para que não houvesse grande alarido e para que não fossem ousados no seu louvor. Talvez se o povo se tivesse acalmado, não teriam atraído a atenção das autoridades romanas. Jesus respondeu que se o povo não o louvasse as próprias pedras clamariam. Jesus sabe que o que está no teu coração será expresso pela tua boca e manifesto na tua vida. “Digam os redimidos do Senhor…” Salmo 107.2). Eu lembro-me de uma irmã da nossa igreja, que partilhou, que durante anos trabalhou lado a lado com uma colega e que só recentemente descobriu que esta era crente. Eu questiono-me, quem era o crente secreto?

O medo do homem deve ser derrubado para que a fé possa florescer. No verão anterior ao meu casamento com a Helen, trabalhei num acampamento de jovens como conselheiro. Todas as semanas levávamos os adolescentes para uma cidade próxima para evangelizar no parque. Eu nunca tinha feito isto antes, e estava aterrorizado. Eu lembro-me de sentar-me e ficar a ler a minha Bíblia, para evitar qualquer contacto. Mas eu era um líder e precisava de ser um exemplo. A primeira pessoa com quem falei, tenho a certeza de que o que disse não fez qualquer sentido, mas para a minha surpresa a pessoa estava recetiva e quis aceitar Jesus como Salvador. O medo só é forte uma vez, depois facilmente conseguimos ultrapassar o medo; então, sai das sombras e sê ousado.

Escrituras para meditar
João 12:12-43; Jeremias 17:5-8; Lucas 19:40; Provérbios 29:25

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Secret Believers» in English.]

Similar Posts