Valores

Valores são os princípios e diretrizes que influenciam o nosso comportamento. Eles são o que nós acreditamos ser importante e fornecem a base e a essência do carácter da pessoa. Sem um sistema de valores bem estabelecido, a visão ou objetivos pessoais e corporativos podem ser corrompidos. Os valores definem o que uma pessoa deseja tornar-se, enquanto a visão indica os alvos a alcançar.

Ao escrever à igreja de Éfeso, Paulo advertiu-a contra o «curso deste mundo» (Efésios 2:2) A palavra grega que ele usou para o «mundo» é «Kosmos». Esta palavra refere-se ao comportamento moral dos habitantes da Terra, e não da própria Terra. Podemos dizer que se refere aos valores de uma determinada geração. Os valores ensinados na Bíblia estão muitas vezes em conflito com os valores mundanos da sociedade. Os valores mundanos da civilização ocidental são: riqueza, poder, estatuto, ambição pessoal, prazer, vingança, etc. Muitas vezes, estes valores resultam em conflitos, divisões, ciúmes e orgulho, que são o desejo e a obra do diabo. Desta forma, os valores mundanos tornam-se inimigos de si mesmos.

Os valores do Reino de Deus estão em guerra com os valores deste mundo. Onde há um desejo pelo poder, o Senhor responde com submissão e respeito por todos. O perdão substitui a vingança. O autocontrole ganha sobre a procura do prazer e autoindulgência. A humildade vence o orgulho e estatuto. A generosidade destrói a ganância e as armadilhas da riqueza. O servo é visto como o maior no Reino de Deus e a força aperfeiçoa-se na fraqueza. Cada pessoa tem um valor em si mesma, não apenas pela sua utilidade ou função.

Podemos estabelecer a partir da Bíblia, uma série de valores fundamentais pelos quais devemos gerir a nossa vida. Alguns deles são: honestidade, humildade, generosidade, respeito, integridade moral, adoração a um único Deus, sacrifício, família, etc. Todos estes valores são ensinados na Bíblia e exemplificados por homens e mulheres de Deus ao longo dos tempos. Jesus resumiu tudo isto apenas num valor fundamental. Ele disse: «Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo teu entendimento, e de todas as tuas forças […] amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Marcos 12:28-30).

O amor é a essência do próprio Deus. É quem Ele é. Porque Deus habita em nós, temos o Seu amor. Podemos viver no mundo, mas não viver de acordo com seus valores. Vivendo de acordo com a lei do amor, vamos ter um efeito positivo sobre todos aqueles que nos rodeiam. Haverá sempre a tentação de nos conformarmos com os caminhos do mundo, mas o amor de Deus é maior. Quando confrontado com uma tentação ou situação comprometedora, faça a si mesmo esta pergunta: «O que Jesus faria?» Jesus é a encarnação do Amor. Somos transformados à sua imagem através do Amor de Deus.

Escrituras Para Meditar:
Marcos 12:28-30; Efésios 2:1-3; I João 3:16; 4:4, 7-8; Romanos 8:37-39

[Conheça os valores da Logos CC.]

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.