people on beach

O poder do perdão

Quando Jesus estava na cruz, Ele clamou: “Pai, perdoa- lhes, porque não sabem o que fazem”, (Lucas 23:34). Jesus já tinha sido submetido à tortura intensa e agora, na cruz, estava em profundo sofrimento. Foi incrível, o facto de Jesus ter perdoado nas circunstâncias em que Se encontrava. Muitos de nós queremos apenas deixar passar as circunstâncias e só depois tentamos lidar com as ofensas. Queremos distanciar-nos da dor, antes de perdoar. Jesus perdoou, enquanto Ele estava em sofrimento, antes de morrer. Ele não levou nenhuma mágoa ou ofensa com Ele para o túmulo.

O perdão é sempre imerecido. Se fosse merecido seria justiça e não perdão. O perdão fala da graça. Ele é concedido livremente sobre o infrator. É um presente que se pode dar, mas este presente tem um preço. A Bíblia diz que: “Sem derramamento de sangue não há perdão dos pecados”, (Hebreus 9:22b). O pecado da humanidade, que é a dor, ofensa, injustiça, calúnia, etc, que Jesus levou sobre o Seu corpo é o preço que Ele pagou ao perdoar. O perdão não sai “barato”. É precioso e dispendioso.

Jesus primeiro perdoou e, em seguida, derramou o Seu sangue, contudo não há perdão sem derramamento de sangue. Então, o que vem primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta é: “sim”. Custa decidir perdoar e quando perdoamos também é custoso. O perdão é o melhor presente que podemos receber e o melhor presente que podemos dar. O perdão é uma bênção para todos, seja para o autor da ofensa ou para o ofendido. Jesus disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”, (Mateus 5:7).

Jesus  ensinou-nos a orar desta maneira: “…perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…” e, mais tarde, na mesma passagem, “se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celestial também vos perdoará…” (Mateus 6:11-14). O perdão tem um benefício recíproco. Podemos pensar que estamos a fazer um favor ao perdoar alguém, mas na verdade estamos também a ser beneficiados. Quando perdoamos somos perdoados por Deus. Somos libertos da amargura, ressentimento, e livres das amarras emocionais das mágoas e tormentos mentais que as memórias das ofensas nos causam.

O perdão também serve como uma proteção espiritual para as acusações do inimigo. Quando perdoamos, o Sangue de Jesus fala em nossa defesa. Ele fala da retidão, porque fomos restaurados para nos apresentarmos justos diante de Deus. Ele fala de justiça, porque o preço do pecado foi pago. Ele fala de santidade, porque os nossos pecados foram lavados. Além disso, ele fala de misericórdia, porque não merecíamos ser perdoados.

Escrituras para Meditar:
Hebreus 9:22; Mateus 5:7; 6:9-14; 18:21-35; I Pedro 2:24; Apocalipse 12:11; Gálatas 3:13-14.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.