people silhouette during sunset

Cada vida é importante

O versículo bíblico mais citado de sempre é João 3:16 “Porque  Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito,  para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.  Este é o Evangelho em poucas palavras. Deus ama o mundo. Ele ama  todas as pessoas em todo o lugar. Não importa de que raça sejam ou o  que tenham feito, o amor de Deus é o mesmo para todos. O amor não  é uma emoção efusiva. O amor é uma pessoa que Se expressa através  do sacrifício e da doação de Si mesmo em benefício dos outros. João,  na sua primeira carta, diz que conhecemos o amor pelo facto de Cristo  ter morrido por cada um de nós (1 João 3:16). Porque Ele ama, nós  podemos amar. Mas devemos ter em mente que devemos amar como  Ele ama, não como nós pensamos que o amor deve ser. 

Jesus revelou ao mundo o que o amor realmente é. Ele explicou  que, se só amamos aqueles que nos amam, não sabemos realmente  nada sobre o amor de Deus. Não é difícil amar aqueles que nos  amam, até quem não conhece Deus faz isso. Jesus disse que  devemos amar a todos, mesmo os nossos inimigos (Lucas 6:32-36).  Na cultura de hoje, a ênfase está na conformidade ao que é considerado “correcto”, tal como interpretado pela “tribo” a que cada um  pertence. Inconscientemente, a sociedade tem sido seduzida a pensar  que o nosso grupo está certo e que todos os outros estão errados.  As atitudes “eles” vs. “nós” criaram divisões e inimigos naqueles  a quem nos é dito para amarmos tal como amamos a nós próprios. 

A aceitação deste tribalismo tóxico fez com que muitos  atravessassem para o outro lado da rua quando se aproximavam  daquele que consideramos ser o “inimigo”. Podemos condenar o  racismo e muitos outros pecados, mas, ao mesmo tempo, praticar a  demonização daqueles que consideramos “racistas” ou “pecadores”.  Jesus deu a Sua vida por nós “enquanto ainda éramos pecadores”  (Romanos 5:8). Ele atravessou a rua para nos ajudar no nosso estado  mais desprezado. Ele não teve medo de sujar as Suas mãos ao tocar  na nossa sujidade e doença, nem nos condena quando caímos.  O amor salva-nos do nosso pecado e devolve-nos ao propósito para o qual fomos criados. O amor não é um sentimento passivo. É activo e  empenhado em restaurar, dar, ajudar e acreditar. 

Cada a vida é importante, porque somos todos criação de Deus  e fomos todos maravilhosamente formados e feitos (Salmo 139:14).  Toda a vida é preciosa aos olhos de Deus. Toda a vida precisa de  ser respeitada, cuidada e amada. Desde o momento em que a vida  começa na sua concepção, Deus está envolvido na formação do  seu destino. Uma e outra vez vemos na Bíblia a admoestação para  respeitar, honrar e amar a todos. Com isto vem a proibição repetida  de matar, prejudicar, abusar, desrespeitar e odiar. Deus é Amor e Ele  ama cada um de forma pura e redentora. Não há pecado que Ele não  perdoe, nem pessoas demasiado perdidas que Ele não possa salvar.  Por cada vida importar, Jesus tirou o muro que nos separa dos outros.  Ele declara-nos um n’Ele. Uma unidade que não considera se uma  pessoa é negra ou branca, rica ou pobre, judia ou gentia, homem  ou mulher, idosa ou jovem. Os títulos não fazem diferença para Ele  porque todos são preciosos aos Seus olhos. 

A importância de cada pessoa é determinada pelo sacrifício que  Jesus pagou na cruz: a Sua vida em troca de cada uma das nossas.  O valor da minha vida, da tua vida e de todas as outras vidas é o  mesmo que o da vida de Jesus. Isto é o quanto Ele nos ama e o  porquê de cada vida importar. Somos salvos porque Deus nos ama,  e, por sermos salvos, amamo-nos uns aos outros. Por termos sido  aceites por Deus, podemos aceitar cada pessoa tal como é. Por Deus  não nos condenar mas perdoar, nós podemos perdoar e não julgar.  Deus deu o primeiro passo na nossa direcção, agora podemos seguir  os Seus passos na direcção dos outros. Cada vida é importante.

Escrituras para meditar
João 3:16; 1 Coríntios 13; 1 Pedro 2:17;  1 Timóteo 2:1-4; Tiago 2:8; 1 João 3:16

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Every Life Matters» in English.]

Similar Posts