Paz

Um dos títulos de Jesus é “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).  Quando Ele nasceu, os anjos declararam do Céu: “Glória a  Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”  (Lucas 2:14). A palavra hebraica para “paz”, é shalom. Muitas  vezes é usada como saudação e significa plenitude, saúde,  prosperidade, etc. É uma forma de abençoar aqueles com quem  te encontras, ao entrares e ao saíres. Jesus, sendo o Príncipe da  Paz, é a encarnação desta natureza divina. Ele veio à terra para  estabelecer um Reino governado pela justiça, pela paz e pela  alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Esta paz não é uma  ausência de guerra, mas é a harmonia espiritual experimentada  pela reconciliação de cada um com Deus.  

Quando Jesus diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou;  não vo-la dou como o mundo a dá”, Ele faz uma distinção entre  a paz, como ausência de conflito externo, e a tranquilidade  interior que só pode vir de Deus (João 14:27). O mundo não  compreende este tipo de paz, ainda que as pessoas se esforcem por  ela de muitas maneiras. Jesus continua a dizer que no “mundo”  há tribulação (João 16:33). Quer dizer que não devemos esperar  que a nossa paz venha das circunstâncias. A paz que vem de  Deus não é condicionada pelo que está a acontecer à nossa volta.  Podemos experimentar a Sua paz no meio da tempestade. A paz  de Deus reina sobre as oscilações emocionais humanas a partir de  uma posição de estar sentado com Cristo nos lugares celestiais,  acima das adversidades da vida.  

Paz dá-nos a capacidade de responder em vez de reagir.  Isto pode parecer impossível, especialmente quando somos  provocados, mas é assim que devemos viver. Jesus nunca disse  que seria fácil, mas Ele disse que iria ajudar. Quando nos  sentimos ansiosos por qualquer coisa, quando nos apetece reagir  agressivamente e fazer justiça pela mesma moeda, devemos orar  ao Senhor, para que Ele nos dê a Sua paz que ultrapassa todo o  entendimento (Filipenses 4:7). Quando Jesus foi levado perante o tribunal de Pilatos, sendo falsamente acusado pelo Sinédrio  judaico, Ele manteve-se em silêncio. O governador romano  ficou espantado (Mateus 27:14). A maioria reagiria com contra acusações e apelos de inocência, mas Jesus manteve a sua “calma”.  Paz reinava no Seu coração. Quando Ele falou, a resposta de  Pilatos foi: “Não encontro culpa nele.”  

A paz vem do conhecimento que tens d’Aquele em quem  acreditas. A ansiedade é geralmente o resultado de circunstâncias  que estão fora do nosso controlo; como o futuro, o que os outros  pensam de nós, ou a economia de hoje. Quando nos entregamos  a Deus, descobrimos Aquele que nos ama tal como nós somos,  que conhece o futuro, e que é capaz de suprir todas as nossas  necessidades. Apenas saber que o Senhor nunca nos irá abandonar  ou deixar, é suficiente para encher a nossa alma de paz. O medo  é um espírito e nunca é do Senhor (2 Timóteo 1:7). Assim,  quando sentires falta de paz e o medo a surgir, repreende-o em  nome de Jesus. Confessa a tua confiança no Senhor, sabendo que  o “Deus da Paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos  pés” (Romanos 16:20).  

Vez após vez, a Bíblia refere-se ao Senhor como o Deus da Paz.  O medo da morte mantém tantos em cativeiro, e no entanto,  assim como o Deus da Paz ressuscitou Jesus dos mortos, Ele fará o  mesmo a cada um de nós que acreditamos n’Ele (Hebreus 13:20).  A Sua Paz vai equipar-nos para toda a boa obra e vai fazer-nos  triunfar sobre todos os nossos inimigos. É por isso que a Sua paz  ultrapassa todo o entendimento. Ela é tão abrangente, e é nossa. 

Escrituras Para Meditar
Isaías 26:3; Mateus 5:9;  João 14:27; 16:33; Romanos 5:1; 8:6; Filipenses 4:7

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Peace» in English.]

Similar Posts