close up photo of a cheeseburger

Hambúrguer celestial

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Quando conseguimos visualizar alguma coisa, conseguimos lembrar-nos dela. O título deste devocional não tem como objetivo elevar esta iguaria Americana a um estatuto divino, mas sim para criar a imagem de uma verdade espiritual e assim podermos lembrar-nos dela. 

A oração que Jesus ensinou aos Seus discípulos foi um modelo de como orar, e não para ser recitado como uma reza. Está dividida em temas e cada tema pode ser personalizado e desenvolvido por aquele que ora.

Assim, como o hambúrguer tem dois pedaços de pão (por cima e por baixo), o Senhor ensina-nos a iniciar e a terminar cada oração com louvor. Devemos dirigir-nos ao nosso Deus como Pai e exaltar o Seu nome. “Pai-nosso que estás no céu, santificado seja o Teu nome.” O nosso louvor continua à medida que declaramos que o Seu reino e a Sua vontade sejam feitos aqui na terra (nas nossas vidas), assim como é feito no céu: “Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”. A parte do pão que fica por baixo, encerra a oração reconhecendo a Sua grandeza e domínio sobre tudo: “Porque Teu é o reino o poder e a glória, para sempre, Ámen.”  

Deus tem-se revelado a Si mesmo de muitas formas, usando diferentes nomes. Sempre que o faz, Ele expressa uma nova faceta do Seu carácter. Enquanto nos entregamos à Sua vontade, nosso louvor pode ser cheio de gratidão e admiração.

A parte interior deste hambúrguer celestial é dividida em três pedidos. A primeira fala da provisão para as nossas necessidades diárias. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” Tal como o maná era apanhado diariamente, também a nossa dependência de Deus deve ser diária. Diariamente recebemos alimento espiritual, através da meditação na Palavra de Deus, e diariamente Ele providencia para qualquer outra necessidade que possamos ter. 

O segundo pedido é por perdão: “Perdoa os nossos pecados, assim como perdoamos os nossos devedores”. A nossa natureza pecaminosa faz-nos necessitar de perdão. O Seu sangue foi a provisão para isto, e porque fomos perdoados podemos perdoar os outros. Sempre que oras tira tempo para pedires perdão e para perdoares. 

O terceiro ingrediente é a proteção. Nós temos um inimigo que nos tenta matar, roubar e destruir. Se não fosse pela graça e pela proteção do Senhor, cairíamos facilmente nas suas armadilhas. Deixa que o Senhor te livre de toda a tentação: “Não nos guies em tentação, mas livra-nos do mal.”

Isto não é “fast food”. Não tenhas pressa. Escolhe cuidadosamente o assunto pelo qual vais orar. Torna-o pessoal e significante ao dirigires-te ao Pai em oração.

Escrituras para meditar
Mateus 6:9-14; João 10:10; Tiago 4:5-10; I Pedro 5:6-9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Heavenly Hamburger» in English.]

Similar Posts