Está Escrito

[Read the devotional «It Is Written» in English.]

Aprendi a ver a nossa batalha espiritual contra o diabo, como uma batalha de argumentos ou palavras. É como estar numa sala de tribunal. Tens o acusador, que é o diabo, o advogado de defesa, que é Jesus, e o Juiz, que é Deus, o Pai. A humanidade é acusada de pecar e deve defender o seu caso perante o tribunal.

O diabo é o primeiro a falar, ele lembra ao tribunal as violações constantes do homem contra a lei de Deus e exige punição pelo pecado. O Homem reconhece a sua culpa e pede perdão ao tribunal. Jesus, então, responde dizendo que o pecado do Homem foi pago pelo derramamento do Seu próprio sangue inocente, satisfazendo assim a justiça divina. Deus, o Pai, declara que o Homem está perdoado, com base na lei da redenção, e o Homem é posto em liberdade.

No capítulo 12 do livro de Apocalipse, somos informados de que podemos vencer o acusador através do sangue do Cordeiro, pela palavra do nosso testemunho e por não amar as nossas vidas até a morte (v.11). Aqui, o caminho para a vitória tem três vias. É o caminho da redenção, o caminho da declaração e o caminho da dedicação. O nosso testemunho é a declaração daquilo que o sangue de Jesus tem feito por nós, e é acompanhado com a nossa dedicação ao andarmos em novidade na vida que recebemos em Cristo.

No entanto, a batalha ainda continua. As acusações ainda vêm contra nós e continuam a surgir tentações para nos tirar do caminho. Embora o Tribunal da Justiça nos tenha declarado perdoados e libertos do pecado, o inimigo inventa sempre novas estratégias para enganar o Homem e para mantê-lo sob o seu controle. Mais do que nunca devemos firmar-nos na vitória que foi comprada para nós e sempre que o diabo nos acusa devemos declarar: “Está escrito!”

Esta é uma guerra espiritual, e é travada em arenas específicas e com certas armas. As armas do inimigo são a acusação, a decepção e a destruição. A nossa arma é principalmente a Palavra de Deus. Quando Jesus foi confrontado pelo diabo, Ele respondeu citando a Palavra de Deus. As Suas tentações foram na “arena” física, no Seu propósito e sobre a Sua posição. Em cada uma delas Jesus respondeu dizendo: “Está escrito…”. A Palavra de Deus é eterna e uma vez semeada não voltará para trás vazia. Ela deve ser declarada em fé quando as acusações vierem contra nós. É a bandeira que é levantada quando a adversidade vem como uma enchente. Quando a Palavra de Deus é falada, o inimigo tem que lidar com ela em vez de lidar com os nossos pensamentos, sentimentos e desejos. Enquanto estamos na “Rocha”, a nossa vitória está garantida.

O diabo é um adversário astuto e inventa constantemente novas estratégias de guerra. A sua habilidade de enganar é revelada nas dúvidas constantes que lança sobre a Palavra de Deus. A sua tentativa de tornar a verdade relativa e de remover os absolutos da nossa linguagem diária, é o paradigma atual. O que antes era chamado de “pecado” agora é chamado de “doença”, e em vez da necessidade dos pregadores chamarem o Homem ao arrependimento, há uma procura por médicos e psiquiatras que receitem a medicação correta. Em vez de “ir ao tribunal”, (a arena onde Satanás perdeu), agora é evitar a confrontação com a tolerância de comportamentos morais diversos e do relativismo (opiniões).

Mais do que nunca devemos declarar: “Está escrito!…” Está escrito: “O homem não matará”, (aborto). Está escrito: “A imoralidade é pecado!” Está escrito: “O homem não furtará”, (fugir aos impostos). Está escrito: “A homossexualidade é perversão e pecado”. Somente ao declararmos a Palavra de Deus e ao confessarmos o que o sangue de Jesus tem feito por nós, podemos derrotar o diabo na arena da nossa vida diária.

Escrituras para meditar
Mateus 4:1-11; Hebreus 10:17; I Pedro 1:24-25; I João 2:1-3; Colossenses 1:13-14

Similar Posts