A Oração da Fé

A oração é uma disciplina que se encontra em todas as religiões. A oração é comunicação. É uma forma de nos ligarmos a Deus. A oração também é ensinada. Os discípulos de Jesus observaram que os seguidores de João Batista oravam de certo modo e que os fariseus tinham outra forma de orar, então um dia pediram a Jesus que os ensinasse a orar. O resultado foi o que conhecemos como a “Oração do Pai Nosso”. O ensino de Jesus sobre oração não terminou aí. Durante todo o tempo do Seu ministério aqui na terra, Jesus ensinou aos Seus discípulos como agradar ao Pai e como comunicar com Ele. Desta forma, a oração tornou-se mais do que um exercício religioso, tornou-se um estilo de vida que nos ensina como nos relacionarmos com Deus. Sendo assim, a oração é uma expressão de acção de graças, intercessão, súplica e fé. (I Timóteo 2:1-2)

Jesus rapidamente percebia quando alguém alcançava este entendimento, quando alguém se relacionava com um propósito com a pessoa Divina. Ficava especialmente surpreso e agradado quando esta ligação acontecia com aqueles que estavam fora da comunidade de Israel. Mateus escreve sobre uma destas ocasiões, quando um centurião romano implorou a Jesus que curasse o seu servo. Jesus estava disposto a ir a sua casa e a curar esse homem, mas o soldado romano interrompeu-o, não se sentia digno de ter Jesus em sua casa, pediu-lhe que apenas proferisse uma Palavra e o servo seria curado. Este homem entendeu como a autoridade funcionava e sabia que um comando de Jesus era suficiente para que a cura acontecesse. Jesus ficou espantado e disse que não tinha encontrado este tipo de fé em todo o Israel.

Em palavras e ações, Jesus ensinou aos discípulos como exercitar a fé. Ele sabia que sem fé era impossível agradar ao Pai, então, em todas as ocasiões, Jesus avaliava o nível de fé dos discípulos e mostrava-lhes como aumentar a fé. A fé é como um músculo, deve ser alimentada e exercitada para se tornar forte. Assim como não criamos os nossos músculos, não criamos a nossa fé. Ela é dada por Deus. Tudo que devemos fazer é exercitá-la. Fazemos isto declarando aquilo em que acreditamos. A mulher que sofria de hemorragia há 12 anos, disse a si mesma: “Se eu tão somente tocar o seu vestido ficarei sã.” (Mateus 9:21) Assim que ela tocou no manto de Jesus, foi curada. Jesus percebeu que virtude tinha saído d’Ele e virou-se para ver quem Lhe tinha tocado. Muitos tinham tocado em Jesus, mas apenas uma tinha tocado com fé. Jesus olhou para ela e disse: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou.” (v.22)

A oração da fé é mais uma declaração de crença do que um pedido. Pela fé, as mesmas obras, ou ainda maiores, que Jesus fez, os discípulos poderiam fazer. A fé eleva-nos do mundo natural, da razão, para o reino espiritual, onde tudo é possível. Jesus ensinou os discípulos a terem fé em Deus. (Marcos 11:22) O itálico, “em” foi adicionado pelos tradutores, para dar sentido a esta expressão. Literalmente, lê-se: “Tenha fé Deus”, ou “tenha a fé de Deus”. No versículo 23 é explicado este tipo de fé de Deus. “Quem disser a esta montanha: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.” Vês como a fé funciona? “Declara as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17) “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração” (Romanos 10:.8). Declara que o que a Palavra diz é verdade. Esta é a tua confissão e ligação com Deus. Esta é a tua oração.

Escrituras para meditar
Marcos 11:22-23; Tiago 5:15; Romanos 4:17; I Timóteo 2:1-2;
Hebreus 11:1, 6; Mateus 8:5-13

Similar Posts