assorted map pieces

Libertando um coração rebelde

Provérbios 22:15 diz: “A estultícia está ligada ao coração  do menino, mas a vara da correcção a afugentará dele”. Este  versículo não é facilmente aceite na actual cultura permissiva que  não gosta de confrontações. A correcção é vista como um abuso,  especialmente quando se utiliza uma vara. Em alguns países,  mesmo o simples uso do “não” é considerado uma violação dos  direitos de uma pessoa. A hipocrisia de tudo isto é que aqueles  que são “guerreiros de direitos” e lutam contra ser julgados são os  primeiros a “cancelar” outros que têm pontos de vista diferentes  dos seus próprios. Esta rejeição de padrões morais, autoridade  legítima e verdade absoluta é vista, na Bíblia, como rebelião.  

Todo o ser humano tem dentro de si a semente da rebelião.  A rebelião é a oposição e a rejeição da autoridade ordenada por  Deus. A rebelião contra Deus foi o primeiro pecado do homem,  resultando numa natureza de pecado que tem sido transmitida de  geração em geração. A rebelião é andar no seu próprio caminho,  fazer o que está certo segundo os seus próprios pensamentos.  É a raiz de todo o pecado. Rebelião descreve a própria natureza  do domínio de Satanás, que é composto por anjos rebeldes e  pela humanidade rebelde. O profeta Samuel disse ao rei Saul  que a rebelião é como o pecado da feitiçaria (1 Samuel 15:23).  É manipulador e é obstinado em seguir o seu próprio caminho.  

Para seres livre da rebelião, é necessário veres, em primeiro  lugar, a rebelião no teu próprio coração. Aqui estão alguns dos  sintomas:

  1. Teres dificuldade em ser corrigido.
  2. Isolares-te a  ti mesmo.
  3. Seres argumentativo e opinativo.
  4. Criticares os  outros, especialmente os que têm autoridade.
  5. Ter de ter a última  palavra.
  6. Evitares estar sob autoridade.
  7. Não obedeceres à  Palavra de Deus.

Há muitos outros sinais de rebelião, que podem  ser mencionados, mas estes são suficientes para mostrar que  realmente todos nós temos um traço de rebelião em nós. Jesus  disse da Sua geração: “E por que me chamais Senhor, Senhor,  e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46). Podemos viver em negação e desculpar as nossas atitudes e acções, mas para sermos  livres, todos temos de concordar com a Bíblia na medida em que  todos nós pecámos e destituídos estamos da glória de Deus.  

Uma vez que a rebelião é a rejeição da autoridade, a liberdade  vem através da submissão à autoridade. Francis Schaeffer disse:  “O início da rebelião dos homens contra Deus foi, e é, a falta  de um coração agradecido.” A submissão é, acima de tudo, uma  atitude do coração. É ser grato por ser perdoado e restaurado  numa relação correcta com Deus. É o regresso (arrependimento)  que vemos quando o filho pródigo volta à autoridade amorosa  do seu pai. A submissão é um acto de amor e confiança e é um  reconhecimento de ter recebido a salvação pela graça. A rebelião  endurece o coração à graça e gloria-se apenas nas próprias obras  do homem. Hebreus 3:15 diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não  endureçais o vosso coração, como na provocação.”  

O Espírito Santo está a atrair pessoas para voltarem para  Deus. Ele está a abrir os olhos dos rebeldes aos seus caminhos  pecaminosos e a dar-lhes uma oportunidade de se arrependerem.  As Escrituras advertem que está a chegar um dia em que a anarquia  aumentará, e uma grande rebelião irá ocorrer contra Deus. Por  causa do grande amor e paciência de Deus, o Espírito está a deter  esse dia (2 Tessalonicenses 2:3-7). Isto é por Deus não querer  que ninguem pereça, mas que todos venham a arrepender-se  (2 Pedro 3:9). Mas esse dia terrível virá, por isso a chamada está  aí: “Não endureçais os vossos corações; hoje é o dia da salvação.”  A libertação de um coração rebelde exige que dês o primeiro  passo. Humilha-te e regressa a Deus. Os Seus braços estão bem  abertos para ti e Ele vai receber-te de volta.

Escrituras para meditar
Deuteronómio 31:27; 1 Samuel 15:23; Romanos 3:23; 13:1-7; Lucas 6:46

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Freeing a Rebellious Heart» in English.]

Similar Posts