silhouette of woman

Deus é Grande

Em que é que se pensa quando se ouve a palavra grande? Aqui  estão alguns sinónimos que vêm à mente: Tremendo, enorme,  grandíssimo, fantástico, colossal, e excessivo. Tenho a certeza de  que podes acrescentar mais alguns. No entanto, quando falamos  de Deus como sendo grande, mesmo estas palavras simplesmente  não conseguem dizer tudo. É mais fácil descrever as grandes coisas  que Ele faz. Em Atos 4:33 diz que os apóstolos davam “com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles  havia abundante graça”. O nosso grande Deus estava a fazer grandes milagres através dos apóstolos e havia uma grande graça sobre todo  o povo. Agora vamos acrescentar esses sinónimos ao poder e à graça.  

Ao ver a grandeza de Deus na forma como Ele trabalha nas  nossas vidas e através delas, estamos a ver o invisível tornar-se  visível. É o sobrenatural que invade o natural. Estes grandes actos de  Deus estão além da capacidade do homem, por esta razão são uma  manifestação de graça. A graça nunca é conquistada ou merecida.  A graça é um dom. Paulo escreveu aos Efésios que nunca podemos  receber crédito pelo que Deus faz, seja o que Ele faz por nós ou  através de nós. A nossa confiança só pode estar em Deus. Ele deve  receber todo o louvor e toda a glória. A graça é Deus a dar. A fé é  o homem a receber. Grande fé acontece quando recebemos grande  graça, ou por outras palavras, quando vemos Deus sendo capaz de  fazer muito mais do que podemos imaginar possível para nós. 

Quão grande é Deus para ti? Não se trata apenas de algo que  dizemos: “Deus é grande”! Até os muçulmanos o fazem na sua  declaração: “Allahu akbar”. Qualquer fanático religioso pode  declarar estas palavras. A grandeza de Deus deve ir para além das  palavras que dizemos. Deve reflectir-se na nossa relação com Ele.  Quão grande é Deus na tua dependência d’Ele? Estás ansioso pela  tua vida: onde vais viver, o que vais comer ou o trabalho que tens?  Este tipo de preocupação apenas revela que Deus não é grande  para ti. O medo somente mostra que estamos a confiar nas nossas  próprias capacidades e áreas fortes e não em Deus. 

Quão grande é Deus nas tuas orações? Oras pelo mínimo ou  apenas para sobreviver? É essa a tua ideia da grandeza de Deus?  O que realmente acreditas acerca a Sua grandeza é revelado no  tamanho dos teus pedidos. Ouvi uma história sobre um rei que  deu a três dos seus súbditos a oportunidade de pedir qualquer coisa  de si mesmo. O primeiro pediu um dos anéis do rei. O segundo  pediu o cavalo do rei. O terceiro pediu metade do seu reino. O rei  sorriu e concedeu o pedido do terceiro servo e disse que tal pedido  o honrava, e que os pedidos dos dois primeiros não o fizeram.  Quando pedimos pouco, não honramos a Deus. É como se Ele  tivesse apenas um pouco para ser dividos entre tantos. O nosso  Grande Deus dá abundantemente de acordo com as Suas riquezas. 

Tiago escreveu que pedimos e não recebemos porque pedimos  mal (Tiago 4:3). Ele está a dizer que as nossas orações “erradas”  não atingem o alvo. São insalubres porque têm tudo a ver com  as nossas necessidades e desejos. Quando o fazemos, fazemos com  que Deus desça ao tamanho das nossas circunstâncias. Claro,  temos necessidades, mas Deus é muito maior do que as nossas  necessidades. Portanto não peças para sobreviveres mais um dia,  para suportares mais uma ofensa, ou para pagares mais uma conta.  Deus não é assim tão pequeno. Pelo contrário, ora para que possas  ser um fazedor de história, para que possas mostrar a grandeza de  Deus em tudo o que fazes. Ora para que prosperes assim como a  tua alma prospera e para que Deus seja glorificado na tua vida e  através dela. Pede em GRANDE porque Deus é Grande.

Escrituras para meditar
Atos 4:33; Tiago 4:3, 8; Marcos 11:22-24; Efésios 2:8-9; 3 João 2

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «God Is Great» in English.]

Similar Posts