closed envelope on yellow background

Chamado e escolhido

Depois de Jesus ter contado a parábola do convidado que  veio ao casamento do rei sem roupa adequada, Ele terminou  com a declaração: “Porque muitos são chamados, mas poucos,  escolhidos” (Mateus 22:14). Esta declaração tem criado grandes  debates teológicos ao longo dos anos. Quer se esteja alinhado  com a posição de predestinação de eleição ou mais inclinado  para a ênfase wesleyana de “livre-arbítrio”, este versículo tem  sido usado para justificar a alegação de correcção de cada um.  Para compreender este versículo temos de olhar atentamente  para os verbos que Jesus utilizou. 

A palavra chamado (grego – kletoi), é descrita como um convite.  O chamado de Deus nem sempre traz uma resposta afirmativa.  Lucas 9:57-62 retrata várias pessoas que não deram prioridade ao  “chamado” nas suas vidas. Queriam primeiro despedir-se das suas  famílias ou enterrar os seus pais, etc. Isto também é referido como  sendo um apelo geral à salvação, tal como ilustrado nas parábolas  do convite às bodas do casamento. Muitos foram chamados, mas  poucos responderam. Todos os homens são chamados à salvação,  independentemente da sua resposta. Isto é referido como “chamada  eficaz”, na medida em que é eficaz para a salvação. Este é o uso  mais frequente da palavra “chamado” no Novo Testamento.  

Nem todos ouvem quando Jesus está a chamar. Jesus disse  muitas vezes: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça” (Mateus  11:15). Todos têm ouvidos, mas nem todos estão a ouvir.  É necessário que se dê atenção ao chamado e responda. À medida  que se responde, os benefícios podem ser experimentados.  Pedro escreve: “vos chamou das trevas para a sua maravilhosa  luz” (1 Pedro 2:9). Paulo escreve: “Fiel é Deus, pelo qual fostes  chamados à comunhão do seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”  (1 Coríntios 1:9). Permite-me que te faça esta pergunta: Não  queres deixar as trevas e experimentar a liberdade na Luz de  Deus? Não gostavas de ter comunhão com Jesus e experimentar  a salvação eterna? Acredito que sim, por isso tens de responder. 

Deus não te obriga a fazer o que Ele te propôs, mas convida-te a  fazer a Sua vontade. 

O próximo verbo, escolhido (grego – eklektoi), significa  chamado, eleição, e escolhido. Aqueles que responderam ao  apelo são escolhidos. Muitas igrejas fazem um “chamada ao  altar”, o que significa que convidam pessoas a apresentar-se para  receber Cristo como seu Salvador e Senhor. Podem pedir a quem  gostaria de ser salvo que levante as mãos. E depois é pedido  àqueles que levantaram as suas mãos para virem à frente para  receberem oração. Em 2 Tessalonicenses 2:13-14, lê-se: “por vos  ter Deus elegido desde o princípio para a salvação… para o que,  pelo nosso evangelho, vos chamou”. Primeiro o chamado, depois  a nossa resposta e depois a escolha.  

Ser escolhido está ligado com ser chamado, na medida em que  fala de propósito e missão. Lembro-me de quando era criança  e gostava de jogar basquetebol. Os rapazes do bairro reuniam-se  no campo de basquetebol local quase todos os sábados à tarde.  Dois dos melhores jogadores escolhiam, alternadamente, quem  faria parte da sua equipa. Ficávamos todos ali ansiosamente à  espera de ver em que equipa estaríamos. Uma vez seleccionadas  as equipas, então o jogo começava. Sei que a nossa eleição em  Cristo tem muito mais ramificações do que esta ilustração, mas  ajudou-me a compreender que Deus me escolheu para cumprir  uma tarefa específica dentro do Seu propósito. O nosso sucesso  na vida depende da nossa diligência em firmar a nossa vocação  e eleição (2 Pedro 1:10). O Senhor está à procura da tua mão  levantada, para que Ele possa colocar-te no teu destino.

Escrituras para meditar
Mateus 22:14; 2 Pedro 1:10; 1 Pedro 2:9; Efésios 1:4; João 15:16

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Called and Chosen» in English.]

Similar Posts