black queen chess piece standing

Tomar o reino à força

O Reino de Deus é: “…justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). Quando algo “é”, isto expressa a sua natureza. Agora, juntemos algumas Escrituras a este versículo, tais como: “…até agora, se faz violência ao Reino dos Céus e pela força se apoderam dele” (Mateus 11:12) e “O Deus da paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés…” (Romanos 16:20). Ao lado da paz, alegria e justiça surge a violência, força e esmagamento sob os pés. Este oxímoro da Escritura toma o que é a essência e torna-a numa arma. Toma substantivos e os faz verbos. Toma o que geralmente se pensa ser um estado de espírito e transforma-o num agente de mudança agressivo e conquistador. A paz esmaga o inimigo e a alegria é a nossa força.

Quando Jesus enviou os 70, Ele disse que os enviava como ovelhas entre lobos. Eles deveriam entrar em território hostil para anunciar aos cativos do inimigo que o Reino de Deus tinha chegado. Esses ministros, guerreiros do Evangelho, teriam os seus pés calçados com a preparação do Evangelho da Paz. A primeira coisa que eles deveriam fazer, quando entrassem numa casa era dizer: “Paz seja nesta casa” (Lucas 10:5). A paz quebra as barreiras da separação e desconfiança. A paz é como uma lança que pode perfurar a dureza do coração e destruir as fortalezas da mente. Isso resulta em comunhão, transparência e num encontro poderoso com o nosso Deus, que opera milagres. A paz não é passiva, mas é uma expressão agressiva do amor.

A alegria é outra arma que esmaga Satanás debaixo dos nossos pés. É mais do que apenas uma emoção que resulta de um acontecimento bom. A alegria, como verbo, muda o negativo para o positivo, cura os doentes e dá-nos a força que precisamos para lidar com todas as situações que possam aparecer. Lembro-me de uma experiência que tive ao visitar uma senhora no hospital. Ela sofria de uma deficiência na medula óssea. Ela estava tão fraca, que dificilmente se podia mover. Quando eu estava prestes a orar por ela, o Senhor lembrou-me de Provérbios 17:22, que diz: “Um coração alegre é como o bom remédio, mas um espírito abatido seca até aos ossos”. Esta senhora certamente tinha um espírito abatido e, então, eu apenas comecei a brincar com ela. Eu contei histórias engraçadas e logo ela começou a rir comigo. A alegria voltou à sua vida e em dois dias saiu do hospital completamente curada.

A justiça significa ser feito reto diante de Deus. É ter os nossos pecados perdoados e esquecidos. Não há como ser justo quando o pecado está presente. Com o derramamento do sangue de Jesus, o pecado foi retirado e o perdão foi concedido. Não foi obtido mas foi-nos concedido, aos que acreditam. “N’Ele, nos tornamos a justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). É o cancelamento de todos os argumentos que o inimigo tem contra nós. É como estar num tribunal. O Diabo faz acusações contra nós com base nos pecados que cometemos. Seríamos condenados se não fosse pelo nosso alibi. Entende: estamos em Cristo, não em pecado. O Sangue de Jesus é a prova da nossa inocência. Deves descartar as acusações, recusar a tristeza e esmagar sob os pés toda a disputa e divisão. Segura-te ao Reino de Deus com todas as tuas forças, anda em paz, regozija-te sempre e mantém-te firme na tua confissão. O Espírito Santo irá ajudar-te.

Escrituras para meditar
Mateus 11:12; Apocalipse 12:11; Romanos 14:17; 16:20;  Gálatas 5:1, 13; Filipenses 1:27; Lucas 10:1-12

[Read the devotional «Taking The Kingdom By Force» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts