flock of sheep in field under blue sky

Tu és importante

Ao explicar o quanto Deus ama cada pessoa, Jesus usou a  metáfora de um pastor que deixa 99 ovelhas para procurar a que  estava perdida (Lucas 15:3-7). Isto pode não parecer razoável,  colocar 99 boas ovelhas em risco apenas para ir atrás de uma  que se desviou, a menos que essa pessoa sejas tu. Não é que as  outras não fossem tão importantes como a ovelha perdida, mas  as 99 não estavam perdidas. Jesus deixou bem claro que Ele veio  para procurar e salvar aqueles que estavam perdidos. Eram os  doentes que precisavam de um médico, não os saudáveis. Jesus  não tinha medo de atravessar barreiras sociais para alcançar  aqueles que a sociedade tinha marginalizado como estando  demasiado perdidos para serem salvos. Ele passou tempo com os  cobradores de impostos e as prostitutas, salvou a adúltera de ser  apedrejada até à morte, tocou e curou leprosos, falou com uma  mulher samaritana e curou gentios. Tudo isto, qualquer bom  judeu nunca teria feito. 

No contexto desta parábola, os líderes religiosos queixaram-se  de que Jesus recebeu e comeu com pecadores. Eles acreditavam que  se alguém tivesse pecado, então deveriam ser evitados e deixados  a sofrer as consequências do seu pecado. Estes fariseus sentiam  que seriam contaminados pela imundície do pecado deles e por  isso precisavam de se afastar muito deles. Este grupo de pessoas,  a que chamavam “pecadores”, cresceu para incluir qualquer  pessoa que não estivesse no seu “grupo”, como os publicanos,  samaritanos, gentios, zelotas, cobradores de impostos, etc.  No entanto, Jesus fez tudo para alcançar estes forasteiros.  Marcos conta quando Jesus deixou as multidões para atravessar  o Mar da Galileia para a terra dos Gerasenos. Aí libertou um  homem possuído por mais de 2000 demónios. Ninguém podia  controlar este homem endemoniado e ele estava a vaguear  entre os túmulos em tormentos contínuos. Depois de Jesus  ter libertado este homem das amarras de Satanás, Ele voltou  para as multidões do outro lado do mar (Marcos 5:1-20).  Jesus vivia o que pregava. Como Pedro escreveu, o Senhor  não quer “que alguns se percam, mas que todos venham  a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).  

Vivemos num mundo em que o indivíduo é visto como  menos importante do que o todo. A identidade individual é  substituída pela bandeira colectiva. Há uma pressão constante  para se escolher o clube, equipa, gangue, cor, etc. Quando se  pergunta: “Quem és tu?”, a resposta é: Americano, Europeu,  Africano, Judeu, Liberal, Conservador, Baptista, Pentecostal,  Católico, Muçulmano, etc. A identidade do indivíduo perde-se  no rótulo e o seu valor é engolido pelas exigências do grupo que  ele escolheu como seu. Com este tribalismo, a conformidade  é mais importante do que a convicção, e a lealdade para com  o grupo mais importante do que uma relação com o Senhor.  O castigo, quer seja ostracismo ou morte, é decretado contra  aqueles que não cumprem o que é esperado deles. O facto é:  todos nós falhamos e desviamo-nos do que é esperado de nós.  Estamos todos perdidos e não há “grupo” que nos possa salvar. 

Jesus está à porta de cada um e bate. Não há salvação  colectiva, cada pessoa deve acreditar por si própria. Não se pode  pedir boleia à fé de outra pessoa. Já ouvi dizer, e acredito, que se  houvesse apenas uma pessoa na terra, Jesus viria e morreria por  essa pessoa. Cada pessoa é importante e pode ligar-se a Deus  com a sua própria fé. Não há “netos” no Reino de Deus, apenas  filhos. Estar na igreja ou família certa não te salva. Deus ama-te  e deseja um relacionamento pessoal contigo.

Escrituras para meditar
Lucas 10:30-37; 15:3-7; 19:10; João 10:16; 2 Pedro 3:9; Isaías 53:6; Apocalipse 3:20

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «You Are Important» in English.]

Similar Posts