people on beach

A Terra Beulá

[Read the devotional «Beulah Land» in English.]

Eu amo a descrição metafórica da vida cristã, feita por John Bunyan na sua obra-prima, “O Peregrino”. O peregrino, Cristão, passa por muitas provações e aventuras ao longo do caminho em direção ao seu objetivo final, que é alcançar a Cidade Celestial. Esta cidade é a bíblica, “Nova Jerusalém”, e situa-se em Beulá, ou no Céu.John Bunyan escreveu este livro em 1678 e o livro continua a ser uma inspiração e ajuda para muitos cristãos, pois as analogias e metáforas do livro falam, claramente, das lutas e alegrias que cada crente enfrenta ao longo do caminho para chegar à casa eterna.

O termo terra Beulá vem do idioma hebraico, e é encontrado nas traduções mais antigas de Isaías 62:4. Refere-se à terra de Israel e é uma referência ao retorno dos judeus do exílio na Babilónia. A palavra de Deus para Israel é que ela deixe de ser chamada Azuba, (desamparada), mas passe a ser chamada Hefzibá, (o meu prazer está nela), e Jerusalém não será mais chamada Shemamá (Assolada), mas Beulá, (casada).

Atravessar o Rio Jordão para a Terra Prometida era a grande esperança dos filhos exilados de Israel. Foi o que manteve a sua fé forte durante os 70 anos (o tempo de uma vida) em cativeiro. Desde que John Bunyan usou este termo, Beulá, para descrever o céu, outros, ao longo dos anos, têm feito o mesmo. “Atravessar o Jordão”, e entrar na “Terra Prometida”, tornaram-se expressões populares usadas para a ideia de “ir para o céu”.

Edgar Stites, em 1876, escreveu um hino que se tornou muito popular durante os avivamentos de santidade. O refrão diz:

Oh terra Beulá, doce terra Beulá!
Quando em teu monte mais alto estou,
Olho para longe, além-mar
Onde mansões são preparadas para mim
E vejo a brilhante e gloriosa costa
Meu céu, meu lar eterno.

Embora o uso de Beulá para descrever o céu não seja a melhor exegese, fala-nos da natureza de Deus em relação às Suas promessas. A terra de Israel foi dada ao povo hebreu através de uma aliança perpétua. Não foi condicionada à fidelidade das pessoas, mas foi baseada na vontade de Deus e na Sua fidelidade. Beulá significa Casado. Ela fala-nos de aliança. Desta forma, o céu representa o mesmo para a Igreja.

A Igreja é a Noiva de Cristo e o céu é o lugar onde vamos celebrar o nosso casamento com o Senhor. O céu é a nossa esperança e a promessa de aliança feita por Deus. Jesus foi preparar este lugar para nós. Em breve, Ele virá novamente para nos levar a este glorioso lar. A Bíblia diz que sem essa esperança, somos de todas as pessoas as mais miseráveis​​. Embora a vida com Deus seja boa agora, o que Ele tem preparado para nós no céu é muito melhor.

Não te deixes seduzir pela “terra encantada”, que segundo Bunyan fica próxima de Beulá, mas entra em Beulá.

Escrituras Para Meditar
Isaías 62:4; Colossenses 1:5; João 14:3; I João 3:3; Hebreus 12:2

Similar Posts