Amigos

Uma das alegrias da vida, é passar tempo com um bom amigo. Um amigo é alguém que não tens de impressionar, ou com quem tens de te acautelar. Ele aceita-te como és, e está lá para partilhar os bons e maus momentos. Tens um amigo na tua vida?

Um dia, perguntei a um grupo de adolescentes o que esperavam de um amigo. Fiquei surpreendido com as respostas que deram. Um adolescente disse «um amigo é alguém que me respeita pelo que sou», outro disse «… alguém a quem posso confiar os meus segredos», e outro «… alguém que me corrige, quando estou errado». Os meus instintos pastorais levaram-me a procurar versículos sobre cada uma daquelas qualidades, e isto só confirmou que o desejo que o homem tem, em ter verdadeiras amizades, é, na realidade, ideia de Deus.

Deus deseja ter amizade com a humanidade. Por isso, foi dado livre arbítrio ao homem. A amizade não é algo imposto, deve ser dada e ser recebida gratuitamente. Provérbios 18, versículo 24, diz «O homem de muitos amigos pode congratular-se…” Deus estendeu a Sua amizade até nós. Ele tem sido fiel, está presente quando precisamos e acredita no melhor que há em nós. Ajuda-nos a encontrar a melhor forma de viver, respeita o nosso “espaço”, mesmo corrigindo-nos quando precisamos. Ele, é aquele amigo mais chegado que um irmão (v. 24b).

Abraão foi chamado amigo de Deus. Jesus chamou aos Seus discípulos amigos e foi conhecido como amigo dos pecadores. Tal como aconteceu quando os amigos do paralítico abriram o telhado da casa para que Jesus o curasse, um bom amigo irá levar-te a Jesus. Ele é o teu melhor amigo e tu também podes ser o Seu melhor amigo.

Escrituras para meditar: Provérbios 3.12; 17.17; 27.17 e 27; João 15.15; Lucas 7.34; Salmo 37.3; 46.2; Marcos 2.3.

Fotografia: R. Robinson

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa