O Grande “Eu Sou”

[Read the devotional «The Great “I Am”» in English.]

O NOME de Deus é um reflexo de quem Ele é. Por isso, podemos perguntar: qual é o nome de Deus e qual é o seu significado? Moisés fez esta pergunta, quando Deus se revelou a ele no Monte Sinai através do arbusto ardente (Êxodo 3:14). A resposta foi: “EU SOU O QUE SOU”. Em hebraico é YHWH ou Yahweh, conhecido pelos estudiosos bíblicos como o ‘Tetragrama’. O nome “YHWH” refere-se à auto existência e autossuficiência de Deus. Ele é o único que tem vida em Si mesmo.

No hebraico apenas as consoantes são utilizadas sob a forma escrita, YHWH é o que encontramos nos textos antigos. Por causa do temor que os judeus tinham de pronunciar o nome de Deus em vão, (Levítico 24:16), eles evitavam dizer este nome em voz alta. Quando liam as Escrituras, eles substituíam YHWH por “Adonai”, que significa Senhor. Como resultado, a verdadeira pronúncia do nome foi perdida. Com o uso comum de “Adonai”, (Senhor) e Elohim, (Deus), não demorou muito para que as vogais desses nomes encontrassem o seu caminho para as consoantes de YHWH, surgindo, assim, a palavra “Yahweh”.

Os textos em hebraico foram traduzidos para grego, e mais tarde para latim. Algumas letras foram substituídas para imitar os sons, o Y foi mudado por J e o W pelo V, resultando em JeHoVah. Esta variante do nome aconteceu mais tarde no século 16 AD. O que é importante é o significado do nome. YHWH é uma forma arcaica do verbo “ser”. “EU SOU O QUE SOU” ou “EU VOU SER o QUE VOU SER”. Ele não está submisso a ninguém. Ele é, e define a existência, a realidade e a vida. YHWH é o nome do Deus da aliança e é mais usado no Seu relacionamento com o povo de Israel, enquanto Adonai é mais usado no Seu relacionamento com outras nações.

No contexto em que o nome do Senhor é usado, nós podemos entender o seu significado e conhecer melhor a Sua natureza. YHWY especifica presença ou proximidade. Deus está próximo daqueles que clamam por Ele para serem libertos, (Salmo 107:13), perdoados, (Salmo 25:11), e para trazer direção (Salmo 31:3). Jesus revelou-Se como Filho de Deus quando disse: “… Em verdade, em verdade vos digo, que antes que Abraão existisse, eu sou,” (João 8:58).

Ao referir-se a Si mesmo como EU SOU, Jesus, estava a apresentar-Se como mediador da Nova Aliança, EU SOU é uma frase incompleta, pois o Senhor irá preencher o resto da frase, tal como EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, etc.


Escrituras Para Meditar

Génesis 2:4; Êxodo 3.13-15; João 8:58; 14:6; Salmo 83:18; Deuteronómio 6:4

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa