person jogging

Apenas faz

Em 1988, a empresa de calçado Nike, aumentou a sua percentagem nas vendas de calçado desportivo norte-americano de 18% para 43%, apenas por usar um único slogan: Just do it! Desde então, este slogan apareceu ao lado do logótipo swoosh da Nike. Embora este slogan tenha sido concebido para o uso da Nike em publicidade, é usado em T-shirts, em discursos motivacionais e conversa geral. Just do it é o empurrão do espectador para jogador, do medo para a ousadia e do conhecimento para a experiência. Ele enfatiza a importância de iniciativas decisivas e de autoliderança. Embora este slogan possa ser usado para abanar qualquer tipo de inércia, é importante fazer a coisa certa.

A coisa certa a fazer é o que Deus diz que é certo. Chamamos verdade a isto. A verdadeira compreensão cristã da verdade é que ela é absoluta, inegociável, irrefutável, inalterável e imutável. Se algo é verdadeiro, é sempre verdadeiro e nunca pode ser falso, não importa quais sejam as circunstâncias. É a Verdade que nos liberta do medo, da incredulidade, da instabilidade e do pecado. A Verdade é mais do que um sistema ou conceito de crenças, é uma pessoa. Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida…” (João 14:6). Jesus é a Verdade. O que Ele diz é verdade e o que Ele faz é a coisa certa. Paulo escreveu a Timóteo que Deus deseja que todas as pessoas em toda parte sejam salvas e cheguem ao conhecimento da Verdade (1 Timóteo 2:4). 

Isto significa entrar numa experiência real com Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Parece-me que muitos acamparam na busca da verdade. Como Paulo diz, eles estão sempre a aprender, mas nunca chegam ao conhecimento, ou experiência, da verdade (2 Timóteo 3:7). Estes são aqueles que sabem muito, lêem muito, discutem muito, mas nunca colocam em prática. O rei Salomão disse que a escrita de livros é interminável e que dedicar-se a isto é cansativo para a alma. Ele concluiu que a verdade e a sabedoria vêm por ouvir a voz do único Pastor (Eclesiastes 12:9-11). Mais uma vez, a verdade é singular e deve  ser conhecida pela experiência. A verdade expressa, ou falada, é o que encontramos nas Escrituras. É a Palavra de Deus para nós. Ela pode ser estudada, meditada e contemplada, mas se não for posta em prática, não vale nada. É como a pessoa que sabe conduzir um carro, mas nunca conduz. Qual é a diferença entre ela e a pessoa que não sabe conduzir?

Há uma tendência hoje, em muitas partes do Corpo de Cristo, para procurar um caminho mais contemplativo da espiritualidade. Isso leva a uma espécie de misticismo que busca uma verdade suprema, a verdade espiritual e o conhecimento de Deus através de experiências subjetivas de meditação e contemplação. Isso pode ter alguns benefícios, mas não pode ser só isso. Não se pode apenas pensar sobre o que Jesus disse, mas devemos fazer o que Ele disse. Tiago disse que a fé sem obras é morta (Tiago 2:26). Jesus disse para “ir por todo o mundo”, então precisamos apenas de o fazer. Quando a Bíblia diz para “orar sem cessar”, ou “amarmo-nos uns aos outros” ou “perdoar”, então precisamos apenas de o fazer. Não precisamos de mais um seminário, mais um grupo de discussão ou mais uma reunião. Apenas faz! A prática do que a Palavra diz é essencial para o conhecimento de Jesus. Mais, a Bíblia diz que saber fazer o bem e não fazê-lo é pecado (Tiago 4:17). Então pára de esperar pelo momento certo. Apenas faz! Pára de vacilar entre duas opiniões. Apenas faz!

Escrituras para meditar
Eclesiastes 12:9-11; 1 Timóteo 2:4; 2 Timóteo 3:7; 1 Reis 18:21; Tiago 2:26; 4:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Just Do It» in English.]

Similar Posts