gold textile

Mais precioso do que o ouro

Nestes dias em que as conversas são sobre a crise económica e o colapso global, alguns tentam assegurar o seu futuro comprando ouro e pedras preciosas. Em tempos de crise, o valor destas mercadorias parece aumentar e trazer uma sensação de segurança. Mas esta busca frenética de autopreservação vem com um alto preço, pois quem age desta forma depressa se encontra a servir ao senhor “Mamon” (criação), em vez do Criador. Preenchemos o nosso tempo com actividades e a nossa mente não tem paz. Jesus disse que não podemos acrescentar uma única hora ao período da nossa vida, não importa o quanto nós tentamos ou quanto dinheiro acumulamos (Mateus 6:27). Ser motivado pela autopreservação produz ansiedade e a ansiedade produz consequências negativas para o corpo, para as emoções e para a mente.

Jesus disse que há uma maneira melhor de viver, que é buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33). A nossa motivação na vida deve ser buscar os Seus interesses e a Sua vontade e não a nossa, não confiar na incerteza das riquezas. Quando colocamos a nossa confiança no Senhor, há paz, sabendo que Ele cuidará de nós. Em vez de servirmos ao “mestre” dinheiro, ficamos livres para aceder aos recursos do Céu. Podemos relaxar e desfrutar da viagem da vida. Há coisas que são mais preciosas do que o ouro.

David escreve nos Salmos que o temor ao Senhor, à Sua Palavra e aos Seus preceitos, são mais preciosos do que o ouro (Salmos 19:7-10). Ele foi um homem que procurou agradar ao Senhor com toda a sua vida. Desde a sua juventude, David desejou os átrios do Rei. Como ele manteve a sua mente firme em Deus, o Senhor guiou os seus passos e trouxe-o da obscuridade para a fama, da pobreza para a riqueza e da perseguição para a honra. Ele foi recompensado por buscar primeiro o Reino de Deus. A sua motivação na vida é resumida no último verso de Salmos 19: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam aceitáveis aos teus olhos, ó Senhor, a minha rocha e meu redentor”.

Quando me casei, a minha esposa deu-me algo mais precioso do que o ouro. Desde a juventude, a Helen decidiu guardar o seu coração e o seu corpo para o homem com quem se casaria. Com 10 anos ela fez um voto a Deus: ela diria “Eu amo-te” apenas a um homem. Nós encontrámo-nos no Outono de 1971 na Northwest Nazarene University (Universidade Nazarena do Noroeste). A nossa amizade começou a crescer à medida que estudávamos juntos e participávamos em estudos bíblicos. A nossa primeira saída (encontro) foi em Fevereiro de 1972. Quando a levei de volta a casa, eu disse-lhe que a amava. Ela olhou para mim e perguntou o que isso significava para mim. Eu esperava um beijo, não uma pergunta. Eu já tinha dito “Eu amo-te” a muitas meninas e parecia que funcionava para conseguir o que eu queria, mas não com a Helen. Essas palavras eram preciosas para ela e significavam compromisso, aliança e fidelidade. Ela estava pronta para me dar o seu amor, mas eu não estava pronto para recebê-lo. Eu tinha diluído o significado do amor com o meu egoísmo e substituído por outras coisas que considerei mais preciosas. Dois meses depois, eu estava pronto. Deus trabalhara no meu coração e tudo o que eu desejava era casar com esta mulher maravilhosa. Pedi-lhe que se casasse comigo e então ela deu- -me o que era mais precioso do que o ouro. Ela disse que me amava.

O que é mais precioso do que o ouro para ti? Estás à procura do perecível ou daquilo que não podes comprar com dinheiro? Estás disposto a afastar-te do temporal para te agarrares ao que é eterno? O teu coração está consagrado? O Senhor é o primeiro na tua vida? O que te motiva? O que te faz sair da cama de manhã? Paulo escreveu à igreja romana que o Reino de Deus era mais do que comer e beber. Ele disse que era justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Todas estas coisas são mais preciosas do que o ouro.

Escrituras para meditar
Salmos 19; 20:7 Mateus 6:25-34;  Filipenses 4:19; Romanos 14:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «More Precious Than Gold» in English.]

Similar Posts