opened book in selective focus photography

Completamente equipado

Dizem que as cartas de Paulo a Timóteo e a Tito são epístolas  pastorais, mas é de notar que esta parte da Bíblia não é apenas para  pastores e líderes. Os conselhos de Paulo a estes jovens ministros são  orientações de que todos precisamos para podermos amadurecer  na nossa experiência com Deus. Paulo enfatizou a importância da  Palavra de Deus para que se possa estar completamente equipado  para toda a boa obra. Estas epístolas foram escritas perto do fim  da sua vida e foram motivadas por uma preocupação sua com  erros que tinham entrado na Igreja, tanto em doutrina como em  comportamento. Muitos estavam a ser desviados do fundamento  que Paulo tinha estabelecido, abraçando um estilo de vida lascivo e  um padrão corrupto de verdade. Paulo sabia que a única forma de  corrigir este desvio era voltando à Palavra de Deus. A experiência  tinha de ser avaliada pelas Escrituras e o comportamento tinha de  se conformar à Palavra de Deus e não aos costumes da sociedade. 

Paulo, na sua segunda carta a Timóteo, aconselhou-o a  procurar ser diligente ao manusear a Palavra de Deus. A Versão  King James usa a palavra “estudar” em vez de “diligente” para  descrever como se mostrar aprovado perante Deus. Embora  “estudo” não seja a melhor tradução, está implícito como  devemos ser obreiros diligentes que manejam bem a Palavra da  verdade (2 Timóteo 2:15). Jesus disse que as Escrituras falam de  Si mesmo (João 5:39). Jesus é a Palavra de Deus. Ele é a Verdade.  Não está sujeito a uma interpretação privada e não muda de  geração para geração. Paulo estava ciente de que algumas pessoas  seguiam aqueles que ensinavam apenas o que queriam ouvir.  Surgiu uma geração que só queria sentir-se bem, em vez de  agradar a Deus. Eles não queriam ser corrigidos pela Palavra,  mas sim ouvir coisas agradáveis (2 Timóteo 4:3). No entanto,  as Escrituras foram dadas precisamente por esta razão: “Toda a  Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para  repreender, para corrigir, para treinar em justiça; para que o  homem de Deus possa ser adequado, equipado para cada boa  obra” (2 Timóteo 3:16-17).

Paulo exortou Timóteo a permanecer em Éfeso para instruir  a Igreja na sã doutrina (1 Timóteo 1:3). Doutrina é o ensino  sistemático de crenças fundacionais. Em Hebreus capítulo 6  são-nos dados os rudimentos da doutrina de Cristo. São eles:  Arrependimento de obras mortas, fé em Deus, baptismos,  imposição de mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno (vs.1-2).  Devemos construir sobre esta base para estarmos completamente  equipados para toda a boa obra. Sair desta fundação tira-nos do  caminho e leva-nos ao erro. A experiência pessoal não é a base da  verdade: a Palavra de Deus é. Os sinais e as maravilhas seguem  a Palavra. A espiritualidade deve estar fundamentada na verdade  objectiva e revelada que se encontra na Bíblia. 

Na biografia de Stephen Mansfield de Derek Prince, ele nomeou  o Dr. Prince de pai do movimento neo-carismático. Ele diferenciou  os dois movimentos desta forma: o movimento carismático como  sendo mais experiencial (dons do Espírito e baptismo no Espírito  Santo), enquanto que o movimento neo-carismático como  fundado na boa exegese da Escritura, bem como a experiência da  vida no Espírito. Onde os Pentecostais tinham suspeitado que as  actividades académicas não eram espirituais, Derek Prince trouxe  um respeito pela compreensão intelectual das coisas do Espírito.  As Escrituras sempre serviram de base para a revelação e como  meio para manter a precisão no estabelecimento da doutrina.  O Espírito e a Palavra são Um. Não se pode ter um sem o outro.  Derek Prince modelou isto no seu ensino e ministério. Ao seres  bíblico és também espiritual, e desta forma estás completamente  equipado para a tua vida e ministério.

Escrituras para meditar
1 Timóteo 1:3-7, 10; 4:13, 16;  2 Timóteo 1:13; 2:15; 3:15-17; 4:1-3

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Thoroughly Equipped» in English.]

Similar Posts