person s hands

Mãos ociosas

Já ouviste o ditado: “Mãos ociosas são a oficina do Diabo”? Lembro-me de ouvir isso quando na adolescência andava sem fazer nada. Eu pensei que estava na Bíblia, porque aqueles que diziam isso diziam com tanta convicção. Não, não vais encontrar este ditado nas Escrituras, mas o princípio é baseado no ensino bíblico. A ociosidade é não fazer nada quando deverias estar a fazer alguma coisa. É ser preguiçoso. Paulo falou sobre este comportamento em vários momentos nas suas cartas para as igrejas e para os seus discípulos. Aos tessalonicenses ele escreve: “Pois ouvimos que alguns dentre vós estão conduzindo uma vida indisciplinada, não fazendo nenhum trabalho, mas agindo como intrometidos” (2 Tessalonicenses 3:11). Eles estavam ocupados, ocupados a fazer o que não deveriam fazer.

Um carro que está ao ralenti é um carro que tem o motor ligado, mas não está a andar. Não está a ir a lugar nenhum apenas faz barulho. Paulo disse a Timóteo para corrigir as jovens viúvas que tinham aprendido a ficar ociosas e que andavam de casa em casa com intrigas e murmurações (1 Timóteo 5:13). A sua falta de atividade produtiva deu espaço para que a sua carne não fosse controlada. Nesta “oficina”, o demónio tem espaço para atuar. Aqui, a mente ociosa começa a imaginar todo o tipo de coisas sobre a vida de outras pessoas. Uma mente ociosa também tende a concentrar-se em especulações controversas de eventos futuros, interpretações legalistas de certas palavras usadas na Bíblia, teorias conspiratórias e questões sem importância. Paulo disse a Timóteo que isso só servia para criar atrito entre as pessoas e não tinha qualquer semelhança com a verdade (1 Timóteo 6:4-5).

Estar ocioso não é o mesmo que descansar. O sábado foi dado como dia de descanso. Neste dia, o povo de Deus deve cessar a sua atividade diária normal e concentrar-se em Deus. Devemos tirar tempo para “colocar as nossas mentes nas coisas que são de cima, não nas coisas que estão na terra” (Colossenses 3:2). Não esvaziamos as nossas mentes para descansar, mas preenchemos as nossas mentes com a palavra de Deus. Como diz o Salmo 37:7: “Descansa no Senhor e espera pacientemente por Ele”. E, no Salmo 116:7: “Regressa ao teu repouso, ó minha alma, porque o Senhor tem feito beneficência contigo”. Descansar no Senhor é quando estamos a ser edificados espiritualmente. A ociosidade é quando deixamos de nos ocupar com os assuntos do nosso Pai e nos concentramos em pensamentos e comportamentos carnais.

Descobri que a ociosidade vem para aqueles que negligenciaram a sua chamada e a sua comissão divina. Jesus disse-nos para ir por todo o mundo pregar o evangelho, fazer discípulos de todas as nações e fazer o bem e ministrar cura a todos os oprimidos pelo Diabo. Quando deixamos de nos ocupar com a expansão do Reino de Deus, perdemos o nosso propósito. Sem propósito ou objetivo em mente, ficamos facilmente distraídos e o Diabo traz muitos pensamentos rebeldes e ocupações sem sentido com as quais desperdiçamos o tempo que poderíamos ter usado para ajudar os outros. É um estilo de vida destrutivo e deve ser evitado. Provérbios 18:9 diz: “Aquele que é negligente em sua obra é irmão de quem destrói”. A ociosidade é uma oficina do Diabo.

Paulo deu um bom exemplo para nós seguirmos, pois ele foi diligente em trabalhar arduamente pelo aperfeiçoamento da Igreja. Ele não andava por aí a encontrar falhas nas vidas dos crentes e da liderança. Ele não ia de casa em casa espalhar boatos e falsas doutrinas. Isto foi o que ele fez para destruir as oficinas do Diabo: “Nós não estávamos ociosos quando estávamos com vocês… pelo contrário, trabalhávamos noite e dia, trabalhando e labutando, para que não pudéssemos ser um fardo para qualquer um de vocês” (2 Tessalonicenses 3:7-8). Vamos fazer o mesmo.

Escrituras para meditar
2 Tessalonicenses 3:11; 1 Timóteo 5:13; 6:4-5; Provérbios18:9; Lucas 2:49; 10:2

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Idle Hands» in English.]

Similar Posts

  • ·

    A noiva guerreira

    Há algum tempo, um bom amigo, que eu conheço desde  a Universidade, enviou-me algumas fotografias do casamento  da sua filha. O casamento realizou-se num belo cenário e,  como normal, todos estavam vestidos a rigor. Ao olhar para as  fotografias, reparei em algo muito estranho. A noiva tinha botas  militares. Olhei novamente: uma noiva pronta para…

  • ·

    O beijo santo

    Paulo, escreveu à igreja de Roma admoestando que se cumprimentassem uns aos outros com ósculo santo, (Romanos 16:16). Ao tentarem contextualizar este versículo, os tradutores modernos têm muitas vezes substituído a palavra beijo (ósculo) por aperto de mão caloroso, abraço fraterno, abraço santo, beijo consagrado, amor cristão, etc..

  • ·

    Todas as coisas novas

    Mesmo os cristãos andam de igreja em igreja para encontrar algum remédio para os seus problemas, alguns esquemas para enriquecerem rapidamente, ou apenas para encontrarem alguém que concorde com eles contra o seu adversário. O que Jesus oferece é uma metamorfose; uma mudança de natureza. O velho passa e tudo se faz novo. Em vez de tentares consertar a velha vida, começa uma nova. Deixa de lado o teu controle e confia em Deus. Há uma nova vida à tua espera.

  • ·

    Crê na Palavra

    A Palavra de Deus é para todas as pessoas e para todas as gerações. A Palavra de Deus é viva, ativa e gera fé em todos os que a recebem. Na verdade, é o único livro que quando lemos, somos lidos. A Palavra de Deus é Espírito e Vida. É a substância a partir da qual o mundo natural foi criado e é sustentado. Em Gênesis, é dito que o Espírito de Deus “…se movia sobre a face das águas” (1:2), Ele esperava que a Palavra fosse proclamada. Quando o “haja luz” foi pronunciado, o Espírito Santo teve a substância para criar luz. Assim como a pedra e a madeira são substâncias no mundo físico, a Palavra é a substância no mundo espiritual.