O Processo de Cirandar

[Read the devotional «The Shifting Process» in English.]

Quando o último dia de Jesus, antes da Sua morte na cruz, estava próximo, Ele disse a Pedro que Satanás havia pedido permissão para cirandá-lo, (Lucas 22:31). É importante notar que Satanás não podia tocar em Pedro sem a permissão do Senhor. Jó também foi testado por Satanás, mas este precisou da permissão de Deus. Incomoda-te que o Senhor tenha dado permissão a Satanás para cirandar estas vidas?

Muitos questionam a bondade do Senhor durante o processo de peneiração. A nossa perceção da bondade é muitas vezes limitada ao que nos agrada ou ao que nós desejamos que aconteça nas nossas vidas, mas Deus sabe o que é bom para nós e o que é necessário para moldar-nos à Sua imagem e tornarmo-nos tudo o que Ele pretende que sejamos. No processo de peneiração, a palha é separada do grão. O joio não tem consistência e, assim, sobe à superfície. O vento, em seguida, leva-o para longe e o bom grão permanece.

Tu só podes fazer pão com o grão, não com o joio. O joio é como a carne que guerreia contra o Espírito. As pequenas e más atitudes, as palavras pejorativas, os olhares lascivos e a cobiça, são como as raposinhas que estragam a vinha, (Cântico dos Cânticos 2:15), ou como a mosca na sopa, (Eclesiastes 10:1). Podemos pensar que é uma coisa tão pequena, que simplesmente faz parte do ser humano e que devemos apenas “varrer para debaixo do tapete” e seguir em frente, mas Deus sabe qual é o efeito, a longo prazo, de um pouco de fermento nas nossas vidas.

Deus deseja o melhor para nós, por isso Ele dá permissão à peneira para trazer o mal escondido para a superfície. Houve um tempo em Israel, quando um único homem, Seba, levantou-se em rebelião contra o rei David. Foi pouco depois da rebelião de Absalão, e o reino estava fora de ordem. O rei David sabia que ele tinha que lidar severamente com este homem ou as consequências seriam piores do que as da revolta de Absalão. Joab, o chefe do exército, foi após este rebelde e encontrou-o escondido na cidade de Abel-Bete-Maaca. Esta cidade era conhecida por ser “mãe em Israel”. Ela tinha uma reputação de ter um conselho sábio e de ser pacífica, mas agora a rebelião tinha entrado dentro dos seus muros. Este traidor tinha trazido com ele uma maldição e a cidade estava prestes a ser peneirada. O problema era apenas um homem, mas o perigo de destruição era para toda a cidade. Apenas um pouco de rebelião pode trazer a ruína para o todo.

Jesus disse a Pedro que Satanás pediu para tê-lo para que ele pudesse peneirá-lo. O seu plano é roubar, matar e destruir, mas a vontade do Senhor prevalece. Ele disse a Pedro que Ele iria orar por ele, para que ele não fosse destruído, mas sim purificado. O desejo do Senhor era que Pedro passasse no teste e saísse do fogo como o ouro puro. Através da intercessão a fé de Pedro foi mantida e embora ele tenha caído, levantou-se novamente para dar glória a Deus e tornar-se uma testemunha fiel da Sua graça. Na cidade de Abel-Bete-Maaca, houve também uma intercessora fiel. Uma mulher, sobre quem sabemos pouco, gritou a Joabe, lembrando-o do passado de fidelidade da cidade. Joab respon-
deu dizendo-lhe para tirar o fermento e a cidade seria salva. Ela fez isso de forma agressiva, cortando a cabeça de Seba e jogando-a pelo muro até Joabe.

Deus não deseja destruir o justo com o ímpio, assim como Ele não deseja que o grão seja lançado com o joio. Paulo disse a Timóteo que, se retirasse os vasos de desonra da sua casa e mantivesse apenas os santos, então essa pessoa estaria pronta “para toda boa obra”, (II Timóteo 2:20-21).

Jesus, nosso intercessor, está de pé na brecha para que possamos sair como ouro puro.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 3:12-15; Lucas 22:31; Romanos 9:6; João 1:6-12; Amós 9:9; Hebreus 7:25

Similar Posts