person holding baked pastry covered with towel

O Senhor que provê

O primeiro nome composto de Deus, revelado nas Escrituras, é o nome YHWH-Jiré, (a forma moderna é Jeová Jiré). Este nome é usado em Génesis 22:14. Abraão foi instruído por Deus para Lhe oferecer o seu filho, Isaque, no monte Moriã. À medida que se aproximavam do monte, Isaque olhou para o seu pai e perguntou: “Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Abraão respondeu dizendo: “YHWH-Jiré”, (Deus proverá). Deus estava a testar a fé de Abraão, para ver se ele Lhe seria obediente, ao ponto de sacrificar o seu filho. No último instante, mesmo antes do rapaz ser sacrificado, Deus providenciou um carneiro para o sacrifício. Abraão, então, deu àquele lugar o nome de YHWH-Jiré.

A palavra Jiré, literalmente, significa: “Quem vê”, ou “aquele que vai tratar”. Podemos dizê-lo desta forma: O que vê a nossa necessidade e providencia. Nós traduzimos como provisão, ou providenciar. Esta palavra tem uma raiz latina e significa ver antes. Pro significa antes e visão significa ver. YHWH-Jiré é o Deus que sabe com antecedência o que eu preciso e providencia. Ele prepara a resposta, mesmo, antes de orarmos. No caso de Abraão, Deus já tinha o carneiro no monte, fez com que os seus chifres se embaraçassem no mato, no lugar certo, na altura certa. Deus viu antes da necessidade e preparou a provisão.

Vez após vez, eu tenho conhecido o Senhor como meu provedor. Uma experiência destaca-se na minha memória. No segundo ano da nossa experiência missionária em Portugal, chegamos a um ponto em que estávamos a receber pouco apoio financeiro. Com cinco filhos para alimentar, contas da escola para pagar, e o prazo para pagamento da renda a terminar no dia seguinte, nós começamos a orar ao Senhor. Era um domingo e, na igreja, o Senhor lançou-nos um desafio para darmos tudo o que tínhamos a Ele. Nós não tínhamos dinheiro suficiente para o leite, nem para o pão do pequeno- almoço no dia seguinte. Nesse dia, uma amiga, da América, chegou à nossa casa. Ela tinha perdido o nosso endereço e foi um milagre encontrar-nos. Nós recebemo-la em nossa casa, sem saber como poderíamos suprir as suas necessidades durante este tempo. À medida que falávamos de amigos comuns e de experiências passadas, ela agarrou num envelope cheio de dinheiro e entregou-nos. Ela disse-nos que viajava sempre com dinheiro extra, para casos de emergência, mas sentiu da parte do Senhor para nos dar aquele dinheiro. Foi sem dúvida a provisão de Deus na altura certa. Ela não sabia a nossa necessidade, mas Deus sabia.

YHWH-Jiré nunca é apanhado desprevenido pelas circunstâncias e problemas da vida. Ele preocupa-Se connosco e já preparou a provisão.

Escrituras para Meditar
Génesis 22; Hebreus 11:17-19; Efésios 1:3; Mateus 6:8, 32

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Lord Who Provides» in English.]

Similar Posts

  • ·

    O zelo de Cristo

    Jesus foi um verdadeiro radical. Ele não era passivo ou indiferente. Ele viveu com intensidade e vigor. A Sua vida foi direcionada com um propósito e vivia cada dia como se fosse o último. Quando o templo foi usado como mercado, e os discípulos de Jesus viram a Sua ira, lembraram-se da profecia nos Salmos que diz: “Pois o zelo da tua casa me devorou…,” (Sl. 69:9; João 2:17). O Seu zelo fez com que agisse. Ele fez um chicote com cordas, virou as mesas dos cambistas e expulsou as ovelhas e o gado. Estou certo de que o Seu zelo deixou os Seus discípulos um pouco nervosos, porque o zelo leva-nos por um caminho no qual muitos não estão dispostos a andar. O zelo coloca-nos na linha da frente. O zelo provoca críticas e perseguição.

  • ·

    Humilha-te a ti mesmo

    Humilhares-te, é deixares de controlar a tua vida. É quando reconheces que tu não és a fonte, o criador da tua própria existência. Deus é a fonte de todo o bem, dom, talento, etc. Não há lugar para ostentação das realizações pessoais, apenas gratidão pela graça e ajuda de Deus. C. S. Lewis disse: “A verdadeira humildade não é pensar menos de nós mesmos, mas é pensar menos em nós mesmos.”

  • ·

    Transformados

    Deus agarra os solitários e coloca-os em família! Ele diz que não é bom que o homem esteja só. À medida que nos entregamos a Ele, Ele transforma-nos, deixamos de ser independentes para vivermos em comunidade, passamos da desconfiança à confiança e da auto-gratificação ao amor uns pelos outros. Deus criou-nos para sermos seres humanos e não fazedores humanos.