broken pottery plate

Quebrantamento

A maioria de nós vê as coisas partidas como inúteis e a precisar  de serem deitadas fora. Estamos tão condicionados pela nossa  sociedade descartável que, se algo não funcionar, simplesmente  descartamos e compramos novo. Isto pode aplicar-se às nossas  roupas, carros, computadores, electrodomésticos, etc. A arte de  consertar coisas quase se perdeu no mundo de hoje. Na verdade,  reparar certos artigos por vezes custa mais do que comprar um  novo. Este estado de espírito também tem afectado as nossas  relações interpessoais. Quando uma amizade parece quebrada,  arranjamos novos amigos e continuamos com a nossa vida. Se  o nosso casamento falhar, divorciamo-nos e casamos com outra  pessoa. Em vez de gastarmos o tempo e a energia necessários  para reparar as nossas relações, só obtemos novas. Esta pode ser a  maneira mais fácil de lidar com os nossos problemas, mas não é a  maneira de Deus. Ele é um Mestre em fazer reparações. 

Certas coisas precisam de ser quebradas para que possam ser  corrigidas. Quando a minha mulher estudava arte na universidade,  fez um curso de cerâmica. Ela aprendeu a arte de moldar barro  sobre uma roda e criar belos vasos e artigos de loiça. Com muito  desgosto dela, às vezes o seu professor passava pela sua roda para  ver a peça que tinha criado e, muitas vezes, pegava no belo vaso  que ela tinha feito, esmagava-o e dizia: “Fá-lo de novo!”. Ela não  conseguia compreender a crueldade do professor ao destruir horas  do seu trabalho, até que ele explicou que era demasiado fino para  suportar o processo de endurecimento no forno. Ela tinha feito  um belo vaso, mas não era suficientemente forte para resistir  à prova do fogo. 

Deus usa o quebrantamento para fazer grandes obras. Ele quebra  o solo para produzir colheita. Ele quebra as nuvens para produzir  chuva. Ele parte o vaso de alabastro para ungir os pés de Jesus. Ele  parte o pão para nos falar do Seu sacrifício e perdão do pecado.  Ele toma a fraqueza de Pedro e restaura-lhe a força e a confiança.  Disse o salmista: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.” (Salmo 34:18).  Há alguma coisa no quebrantamento, à qual Deus é atraído.  Ele não vê quebrantamento como inutilidade, mas como a  qualificação para a promoção. 

Quebrantamento é ter um coração contrito; isto é, procurar  com sinceridade a graça e o perdão de Deus. Há coisas nas nossas  vidas que precisam de ser quebradas: orgulho, pecado, teimosia,  egoísmo, etc. O orgulho cria uma autoconfiança que já não  precisa de Deus. É a “dura cerviz” que se vê na rejeição de Jesus  por parte dos fariseus (Atos 7:51). O orgulho é resistido pelo  Senhor e a humildade é o caminho para a graça. Quebrantamento  é a humildade que resulta em arrependimento. Quando o pecado  do rei David foi exposto e ele compreendeu a gravidade da sua  situação perante o Senhor, chegou a um ponto de quebrantamento.  Ele orou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em  mim um espírito reto” (Salmo 51:10). Ele temia que o Espírito do  Senhor se afastasse dele e por isso clamou por perdão e restauração.  Ele sabia que a misericórdia de Deus seria dada a quem tem um  coração partido e contrito.  

Quebrantamento por causa do pecado é bom. Mantém-nos  longe do lugar da tentação. Quebrantamento é confiar em Jesus  para nos perdoar sempre, sabendo que todos temos a tendência  de seguir o nosso próprio caminho. Se estamos confiantes na  nossa própria capacidade de nos mantermos firmes em tempos  de provações, então estamos à beira de cair no orgulho. Foge  da tentação! Corre para os braços do Senhor e clama pela Sua  misericórdia e graça. Sê facilmente corrigido e ama a disciplina.  O nosso Pai celestial procura corações quebrantados e contritos. 

Escrituras para meditar
Salmos 51:17; 34:18;  Isaías 57:15; 65:14; 66:2; Zacarias 12:10

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Brokenness» in English.]

Similar Posts