Sacerdócio Santo

[Read the devotional «Being A Holy Priesthood» in English.]

Martinho Lutero contribuiu grandemente para a restauração da igreja. Foi ele que nos levou a ensinar sobre o sacerdócio de todos os crentes. Isto abriu uma porta de salvação para milhões e milhões de pessoas. O sacerdote, naqueles dias, era o único que podia ir directamente a Deus. Eles eram os únicos que podiam ler e interpretar a Bíblia e assim asseguravam a salvação. As pessoas estavam dependentes do sacerdote, assim como a igreja, para ser seu mediador e era através de boas obras, (que eram determinadas pelo sacerdote), compra de favores, indulgências, negação física e dor que surgiam as oportunidades para compartilhar esta abençoada esperança de salvação.

Quando Lutero ensinou sobre Efésios 2:8, que diz que somos salvos pela graça através da fé em Jesus Cristo e não pelas obras, milhões rapidamente aceitaram este dom gratuito de Deus. A igreja mudou, o sacerdócio foi dado a cada crente. Cada um podia ir directamente ao Senhor em oração, adorar e receber salvação e edificação. A Palavra de Deus ficou disponível para cada pessoa na sua própria língua. Teve início uma nova era de avivamento evangélico.

Contudo, algo estava a faltar. Em ambas, na velha e na nova aliança, o sacerdote não somente ministrava a Deus e recebia d’Ele, mas também recebia de Deus para o povo. Naquilo que chamamos reforma, os seguidores de Lutero mantiveram a divisão estabelecida entre clérigo e leigos. Qualquer um podia ser sacerdote indo directamente a Deus, mas nem todos podiam ministrar aos outros o que tinham recebido de Deus. Eu creio que Deus está a restaurar esta última parte, da Reforma, nos nossos dias. Todos são chamados, todos estão a ser edificados numa casa espiritual para serem um sacerdócio santo que ministra a Deus e aos homens.

As características de um sacerdote são estas: ouvir e obedecer à Palavra de Deus, guardar o seu coração e a sua vida em santidade, falar a verdade em amor, oferecer sacrifícios espirituais e interceder pelos perdidos. Cada um de nós é chamado para dar fruto e discipular aqueles que são ganhos para Cristo. À medida que cada um de nós funciona no seu sacerdócio a igreja é edificada e o Reino de Deus é estabelecido.

Escrituras para meditar
I Pedro 2:5; João 15:16; Mateus 28:19; Efésios 2:8; 4:15; Filipenses 4:18

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa