photo of a boy near leaves

Levantar novamente

O livro de Provérbios diz que os justos caem sete vezes, mas levantam-se (24:16). Eles não ficam em baixo e não fogem e se escondem. Apenas levantam novamente. Quando alguém erra, é embaraçoso. Não tem só um sentimento de culpa, mas também vergonha. Como cristão, a pessoa deve manter um nível de integridade e excelência moral acima do status quo. A queda revela a sua humanidade e a sua natureza pecaminosa. Ficar em baixo é permanecer no pecado e na culpa. É crucificar novamente o Senhor Jesus Cristo. Os justos não fazem isso. Eles confessam os seus pecados e recebem o perdão e a purificação do pecado.

Pedro, que confessou Jesus como Filho de Deus, também O negou três vezes. Quando a gravidade daquilo que ele fez caiu nele, chorou amargamente. Tenho a certeza de que ele desejou de nunca ter feito o que fez, ou até que nunca tivesse nascido. Ele caiu mesmo. Pedro podia ter fugido e enforcar-se, tal como Judas fez, ou podia levantar-se e lidar com o seu pecado e ser restaurado. Jesus restaurou Pedro, num encontro que teve com ele na margem do Mar da Galileia. Jesus perdoou-o e deu-lhe um ministério. Mas ele precisou de voltar e de se encaixar novamente no mesmo grupo de discípulos. Eu tenho a certeza de que não foi fácil, mas ele fê-lo e o seu ministério foi um dos maiores dos apóstolos.

Algumas pessoas lidam com a vergonha da sua queda, fugindo daqueles a quem desapontaram. Outros tentam agir como se nada tivesse acontecido, esperando que, com o tempo, todos perdoem e esqueçam. Ao responder desta forma, o problema está destinado a repetir-se. Quando alguém cai, deve erguer- -se em humildade. Deve levantar-se de novo, onde caiu, pela Graça de Deus. Tem de enfrentar a sua fraqueza e os que foram afectados pelo seu pecado. Desta maneira o temor do Senhor é estabelecido e a restauração é garantida. Começar de novo noutra igreja, comunidade ou nação apenas atrasa o processo de restauração. Parece ser o caminho mais fácil e a menos dolorosa das opções, mas não tem o resultado desejado por Deus. Os justos levantam-se e tratam o pecado e continuam em frente.

Mesmo que a nossa “queda” seja apenas um “deslize da língua”, não pode ser ignorada. Se os nossos fracassos não forem corrigidos, eles estabelecerão um padrão para futuras gerações. Tomé, na sua mágoa pela morte do Senhor, desabafou as suas dúvidas aos seus colegas que tinham visto o Senhor ressuscitado. Jesus aparece então e aborda a falta de fé de Tomé. Ele teve o cuidado de sarar o seu coração magoado e acalmar os seus medos. Em vez de afastar Tomé dos Seus 12, Ele aproximou-o ainda mais a Si mesmo. O fracasso foi transformado em fé e Tomé levantou-se daquele poço de desespero e incredulidade para levar o Evangelho até à Índia.

Se Deus pôde pegar nos fracassos de Pedro e Tomé e transformá-los em sucessos, Ele pode fazer o mesmo na tua vida. Lembra-te, é o Diabo quem condena. Jesus veio para nos salvar e para nos dar uma vida abundante. Ele toma as nossas fraquezas e transforma-as em força. Ele restaura o que foi destruído. Não estamos destinados a ser derrotados e a viver continuamente sob a vergonha do nosso passado. Somos novas criaturas em Cristo Jesus. Portanto, se caíres, levanta-te. Sacode o pó, recebe o perdão e segue em frente.

Escrituras para meditar
Provérbios 24:16; João 21:15-17; 1 João 1:9; Atos 1:13-15; Romanos 8:1; 2 Coríntios 5:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Getting Up Again» in English.]

Similar Posts