bokeh effect

O ciclo da vida

Há tantas lições que podemos aprender ao observar a natureza. A mudança das estações, o processo de crescimento, a dependência da luz e muito mais. Todos estes processos têm uma aplicação espiritual. O Criador deixou a Sua impressão digital na natureza para que toda a humanidade pudesse ser atraída a Ele como Senhor. Romanos 1:20 diz: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”. Alguns chamam a isto Projeto Inteligente, observam a complexidade da natureza e, ainda assim, lutam para compreender Deus, tal como revelado nas Escrituras. No entanto, a natureza aponta para o Criador como a fonte da vida e da ordem. Eu acredito que aquilo que a natureza revela sobre Deus também pode ser encontrado na Bíblia como verdade espiritual.

Ao ler em Salmos, capítulo 37, observei um movimento cíclico no nosso relacionamento com Deus. Nos versículos 3 a 7, existem quatro estações (ou movimentos), que podemos seguir. Elas são: Confiança, Deleite, Entrega e Descanso (tal como demonstrado no diagrama abaixo). Eu chamo a isto o ciclo da vida.

CONFIANÇA é o ponto inicial. “Confia no Senhor e faz o bem” (Salmos 37:3a). É na Primavera que se prepara o campo e se semeia a semente. Assim como se confia que a semente produzirá uma planta e aquela planta dará frutos, também é preciso confiar que a Palavra de Deus é verdadeira e que ela produzirá o bem na nossa vida. A confiança de alguém no Senhor é vista na sua capacidade de habitar na terra e cultivar a fidelidade (v. 3b).

DELEITE é uma consequência direta da confiança. Ao confiarmos no Senhor, não somos desapontados. O pequeno caule trespassa o solo e os rebentos florescem nos galhos. O Verão chegou. Os pássaros cantam, há uma nova vida por aí. A promessa ainda não chegou, mas já há alegria. O mínimo sinal de vida produz uma expectativa de realização, sabendo que Deus está a dar-nos os desejos dos nossos corações (v. 4).

ENTREGA é a nossa resposta à promessa de Deus (v. 5). O fruto deve ser recolhido. São necessários trabalhadores para a colheita. É preciso um compromisso com o trabalho da seara. O Outono não é tempo para ir de férias. É hora da colheita. Jesus disse que a seara é abundante, mas os trabalhadores são poucos (Lucas 10:2). Quando nos comprometemos a servir os propósitos de Deus, Deus está pronto para cumprir os nossos desejos. Na verdade, os nossos desejos tornam-se os Seus desejos e os Seus desejos tornam-se os nossos desejos.

DESCANSO traz-nos mais uma vez para uma posição de confiança. É quando nos sentamos em lugares celestiais e esperamos no Senhor. A Bíblia diz que é com fé e paciência que herdamos as promessas (Hebreus 6:12). Esta temporada, o Inverno, pode ser um momento difícil, mas contribuirá para a nossa maturidade e para a nossa capacidade de confiar, deleitar e entregar mais uma vez. Aprende a viver e a mover-te neste ciclo de vida. Os benefícios são realmente excelentes.

Escrituras para meditar
Salmos 37:3-7; 20:7; Lucas 10:2-9; Hebreus 6:9-12; Mateus 6:25-33

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Cycle of Life» in English.]

Similar Posts