a person holding a first aid kit on a stretcher

Primeiros socorros

Admiro tanto as organizações que prestam ajuda às vítimas de catástrofes. Quando um terramoto, furacão ou outra catástrofe natural ocorre, elas são as primeiras no local, trazendo água fresca, alimentos, cobertores, abrigos temporários e assistência médica. Correndo o risco de perda pessoal, estes corajosos trabalhadores (e muitos deles são voluntários), deixam as suas zonas de conforto e sacrificam, sem pensar em si mesmos, tudo para salvar quem podem. Eles não esperam até que haja uma crise para preparar uma resposta. Eles são preparados com bastante antecedência. Um amigo meu fundou uma organização deste tipo em Israel. Quando o tsunami destruiu grande parte da zona costeira da Indonésia, com a ajuda dos militares, eles foram a primeira ONG a trazer ajuda. As histórias que ele conta estão cheias de heroísmo por parte dos trabalhadores e de intervenção sobrenatural por parte de Deus.

A Igreja em Filipos era um povo assim. O seu ADN era o de um “primeiro socorro”. Começou com Paulo. Ele tinha planeado ir para a Ásia, mas quando ouviu num sonho que a Macedónia estava a chamar alguém para lhes trazer o Evangelho, mudou os seus planos e foi para Filipos. Foi o primeiro a trazer o Evangelho à Europa. A Igreja em Filipos foi fundada em duas importantes conversões: Lídia, que realizou uma reunião de oração feminina nas margens do rio, e o carcereiro, que Paulo impediu de cometer suicídio, como resultado de um terramoto. Estas foram as primeiras pessoas a responder ao Evangelho na Europa.

De Filipos, Paulo foi a Tessalónica e foi a igreja dos Filipenses a primeira igreja a enviar-lhe apoio financeiro para plantar esta nova igreja. Tal como Paulo tinha sido preso por pregar o Evangelho à igreja em Filipos, também sofreu perseguições que resultaram numa extrema carência económica. Quando Paulo estava a recolher ofertas para ajudar os necessitados em Jerusalém, os Filipenses insistiram em participar também nesta oferta. Paulo não os esperava, vendo que muitos sofriam de pobreza extrema, mas eram eles os que respondiam. Era parte do seu ADN. Davam com alegria e davam para além das suas possibilidades.

Quando Paulo foi preso em Roma, muitos crentes distanciaram-se dele, por medo de perseguição e perda pessoal, mas não os Filipenses. Continuaram o seu apoio e até enviaram um dos seus, Epafrodito, para trazer a Paulo o apoio financeiro de que ele precisava e para o servir enquanto estava na prisão. Na parábola do Bom Samaritano, os líderes religiosos passaram pelo homem que tinha sido assaltado e espancado. Fecharam os ouvidos e corações aos seus gritos. O samaritano, tal como a igreja dos Filipenses, não conseguiu fazer isto. Ele tinha um coração de amor e era sensível a ouvir e a responder às necessidades dos outros.

Para seres um “primeiro socorro”, deves estar cheio de amor. Paulo orava constantemente para que o amor crescesse e abundasse na igreja em Filipos. Sem amor, há indiferença. Um coração indiferente ouve as necessidades, e pode suspirar de piedade, mas não há resposta. O Evangelho é a Boa Nova. É Jesus a dar tudo para nos salvar dos nossos pecados e da condenação eterna. O Seu Amor chegou até nós na nossa hora mais sombria. Ele ouve os nossos gritos e responde. Este é o amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. Este é o amor que nos constrange a estender a mão aos outros. Não podemos esperar por um momento mais conveniente e pelas condições certas. Temos de ser os “primeiros socorros”.

Escrituras para meditar
Filipenses 1:1-11; 4:15-20; Lucas 10:25-37;  1 João 3:16; Atos 16:25-40

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «First Responders» in English.]

Similar Posts