white stairs wallpaper

Subir a fasquia

Quando a minha mulher andava no liceu, participou numa série de eventos de atletismo. A sua especialidade era salto em altura e saltar barreiras. Eu podia falar das quedas, arranhões e contusões, mas prefiro gabar-me dos seus êxitos. Um atleta tem de treinar muitas horas para ser suficientemente bom para ganhar o ouro. Não pode contentar-se com acompanhar os outros atletas ou mesmo com os seus feitos passados. Tem de aumentar continuamente a fasquia. Se ele for suficientemente bom para saltar por cima de uma barra de 1,80m, ele elevá-la-á para 1,85m. Foi isso que a Helen teve de aprender, e foi por isso que houve nódoas negras ao longo do percurso. Um vencedor tem de ultrapassar a dor de falhar, e tentar novamente, nunca se contentando com a mediocridade ou com o status quo.

Aplicando isto à nossa vida espiritual, encontrei demasiados cristãos a baixar a fasquia em vez de a levantar. Deus colocou a fasquia bastante alta. Ele disse: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Uau! Isto é bem alto! Olhando para este alto nível, muitos baixaram o padrão para dizer: “Sê sincero, pois Deus compreende.” Só por conseguirmos saltar por cima da barra da sinceridade e do esforço, não significa que tenhamos alcançado o objectivo. Paulo, sabendo que a fasquia fora colocada num nível elevado, disse: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

Dificuldades e mesmo derrotas ocasionais não devem definir-nos. Deus diz que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Isso é o que somos. Porque Jesus venceu o pecado e a morte, podemos triunfar na vitória que Ele conquistou para nós no Calvário. Ouvi um pregador explicar o que significa “mais do que vencedor”. Ele disse que era como um combate de boxe. O campeão treina durante semanas para encontrar-se com o adversário. Milhões de dólares estão em jogo. O vencedor leva tudo. Quando chega finalmente o dia do combate, os dois pugilistas entram no ringue. Têm dez períodos de combate para ver quem vai ganhar. No final do combate, o vencedor é proclamado, recebe o cinto dourado e um cheque de mais de um milhão de dólares. Quando chega a casa, dá o cheque à sua mulher. A sua mulher é “mais do que vencedor”. Ela não lutou, mas recebeu a recompensa do esforço do seu marido.

Os vencedores têm autoridade e influência acrescentadas. Uma pessoa com um alto nível de integridade recebe confiança de outros. O que ele representa estabelece o padrão a seguir pelos outros. O meu pai era conhecido na sua comunidade como um homem íntegro e honesto. Ele foi eleito e serviu em vários cargos durante mais de vinte anos e nunca fez campanha por si próprio. A sua integridade falou por ele, e teve impacto no sistema educacional e no governo local onde viveu. Se ele tivesse baixado a fasquia no seu carácter, a sua voz não seria levada a sério. Sei que foi testado nesta área, mas ele não baixou a fasquia para facilitar a sua vida. Um dia cheguei da escola a casa e o meu pai estava lá. Ele trabalhava sempre até tarde, e achei estranho que ele estivesse em casa. Perguntei porquê e ele disse que tinha sido despedido. Explicou-me que lhe pediram para mentir sobre alguns créditos financeiros, e que não o faria. Esta decisão custou-lhe 19 anos da sua reforma, mas ser santo era mais importante do que a segurança financeira.

Por ter valores elevados, o meu pai foi continuamente abençoado. As pessoas confiavam nele e procuravam o seu conselho. Descobri que o que se faz em moderação, outros farão em excesso. Se enganares um pouco, mentires um pouco, guardares um pouco de ressentimento, os teus filhos e outros irão fazê-lo muito. Mantém a fasquia alta. Procura o ouro. Irás beneficiar a tua própria vida e a de todos aqueles que estão a observar-te.

Escrituras Para Meditar
Jeremias 12:5; Romanos 8:37; 2 Timóteo 2:5; Filipenses 3:13-14

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Raise the Bar» in English.]

Similar Posts